Atividade do comércio cresceu 0,9% em janeiro


A atividade comercial cresceu 0,9% no mês de janeiro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta terça-feira (19). Os destaques do mês foram o ramo de materiais de construção, que apresentou variação positiva de 1,7%; e de veículos, motos e peças, que cresceu 0,5%.

Na contramão, a categoria tecidos, vestuário, calçados e acessórios obteve a maior queda do período, de 5,4%, seguido por supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,4%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-2,3%), combustíveis e lubrificantes (-1,8%); tecidos e vestuário, calçados e acessórios (-5,4%).

Já na comparação com os dados da atividade registrada no mesmo mês em 2018, a alta registrada foi de 9,5%. Novamente os setores de materiais de construção, e de veículos, motos e peças apresentaram as maiores altas: 12,3% e 8,3%.

COMPOSIÇÃO DO ÍNDICE 

O indicador da atividade comercial é medido, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas pelos estabelecimentos à base de dados da Serasa Experian, de acordo com a própria empresa. A amostra analisada é de cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais.

O indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Fonte: Governo do Brasil, com informação do Serasa Experian

Compartilhe: