FACIAP reúne associações comerciais em convenção

calcinor3Empresários representaram as Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) de suas cidades na 24ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP) que foi realizada entre os dias entre 19 e 22 de novembro, em Foz do Iguaçu. O tema desse ano foi “Desenvolver para gerar emprego e renda.” A Convenção da FACIAP reuniu cerca de 1,3 mil empresários e líderes dos mais diversos setores organizados do Estado de outras regiões do país.

Empresários de Cianorte e da região também participaram do evento, fazendo parte da caravana da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (CALCINOR), que reúne cerca de 30 ACEs. Durante o evento a comitiva da CACINOR mostrou a força de nossa região.

Durante o evento o presidente da FACIAP Rainer Zielasko falou sobre o tema proposto para a convenção: “Desenvolver para Gerar Emprego e Renda”. Durante seu discurso ele destacou os pilares centrais do associativismo e a importância desse modelo de cooperação como instrumento de prosperidade às suas comunidades. “Empregada adequadamente, essa ferramenta permite transformações profundas nas empresas e na economia das cidades”, afirmou o presidente, citando a profissionalização, a sustentabilidade e o desenvolvimento do território como elementos essenciais desse modelo de cooperação.

ECONOMIA – Uma das palestras da convenção foi com o ex-ministro do Banco Central, Gustavo Loyola. Eleito o economista do ano de 2014, Loyola falou sobre Perspectivas à economia brasileira, fazendo um apanhado da situação no mundo e apontou três fatores de incertezas. A primeira refere-se à questão da normalidade da economia norte-americana depois da forte crise de 2008. O economista se refere à valorização do dólar, que já reduz os preços das commodities.O segundo aspecto está relacionado à desaceleração da economia chinesa, que perdeu o vigor dos 10% ao ano. E, por último, está a lenta, porém instável, recuperação da economia de países da União Europeia.

A previsão de Loyola é de que o Brasil cresça, de 2014 a 2019, na média de 1,7% ao ano, bem abaixo da previsão de 3,4% para o mundo. Para que o País volte a avançar, de acordo com ele, o governo federal precisará investir mais na produção e incentivos com foco na competitividade. E também não deverá empregar artifícios que geram desconfiança no mercado, como a exacerbada “criatividade” nas contas públicas.

Também precisará abrir a economia, firmar parcerias com parceiros de peso econômico, promover ações desburocratizantes e ser mais ágil no processo de concessão de obras estruturais indispensáveis para tornar os produtos nacionais mais competitivos.

Durante o evento os participantes também classificaram como medidas urgentes para o crescimento econômico brasileiro as reformas tributária, trabalhista, política e previdenciária, a redução da burocracia, investimentos em obras de infraestrutura e o combate à corrupção.

ELEIÇÃO – Durante o evento, o empresário Guido Bresolin Júnior, de Cascavel, foi eleito, na sexta-feira (21), como novo presidente da FACIAP. A única chapa inscrita, Líderes Sincronizados, foi eleita por aclamação. A nova diretoria começará a trabalhar em 1º de janeiro de 2015 e a posse festiva será em 2 de março, em Curitiba.

A CACINOR terá dentre todos os Conselhos da Federação nove membros, sendo eles: Luis Sérgio Castardo de Cianorte (Vice-Presidente para Assuntos das MPEs); Eduardo Araújo de Maringá (Vice-Presidente para Assuntos de Eventos); Marco Tadeu Barbosa de Maringá (Vice-Presidente para Assuntos de Desenvolvimento Regional); Lourival Macedo de Astorga (Vice-Presidente para a Região da CACINOR); José Gomes Ferreira de Maringá (Conselheiro Fiscal Suplente); Como conselheiros estão: José Claudiney Rocco de Cianorte; Miguel Roberto do Amaral de Ivaiporã; Ilson Resende de Maringá; Luiz Agita de Maringá; e Jefferson Nogaroli de Maringá (Vitalício). Da região de Cianorte também fará parte da nova diretoria da FACIAP, Anderson Roberto Batista de Tapejara como  Vice-Presidente para a Região da CACIER.

 Texto: Juliano Secolo / Foto: Assessoria CACINOR

Compartilhe: