Assembleia Legislativa é a primeira parada da Caravana da Cidadania nesta terça-feira (20)


Os alunos que participam da Caravana da Cidadania iniciam a partir desta terça-feira (20) uma série de atividades na capital paranaense. A primeira parada será na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a partir das 8h30, para um bate-papo com o presidente Ademar Traiano (PSDB), seguida por uma visita guiada pelo Cerimonial às dependências do Legislativo.

Neste primeiro dia, os alunos do Geração Atitude, programa pioneiro que incentiva a participação cidadã e política dos jovens, realizado em parceria com outros órgãos públicos, vão apresentar, por volta das 10 horas, os seus projetos de lei no miniparlamento especialmente organizado para a ocasião, no Plenário da Assembleia, encerrando assim a programação matinal.

Os 32 finalistas estão acompanhados pelos professores e coordenadores de Núcleos Regionais de Ensino e até quinta-feira (22) visitam ainda o Tribunal de Justiça, o Palácio Iguaçu, o Ministério Público estadual e pontos turísticos da capital, como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico. Nesta edição, quase 500 projetos foram inscritos, dobrando o número de participantes em comparação com o Geração Atitude 2017.

ANÚNCIO DO VENCEDOR

Já no início da tarde, às 13h30, os integrantes da Caravana terão a oportunidade de acompanhar a reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, aprendendo um pouco mais sobre o funcionamento da Assembleia e sobre as atribuições dos deputados estaduais.

Em seguida os alunos serão encaminhados para a sessão plenária da Assembleia, às 14h30, quando será anunciado o melhor dentre os 32 projetos de lei finalistas no Geração Atitude e será feita a premiação da edição 2018. A tribuna será aberta também para a manifestação de um dos estudantes, representando os demais, durante o Grande Expediente da sessão. O projeto selecionado poderá ainda ser patrocinado por algum deputado, tendo a chance de virar lei estadual no futuro, a exemplo do que já ocorreu nas edições anteriores do Geração Atitude.

PALESTRA

Para encerrar as atividades do primeiro dia de trabalhos da Caravana, o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, proferirá uma palestra para os visitantes sobre processo legislativo, no Plenarinho da Casa, a partir das 16 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná

Compartilhe: