As folgas e feriados do brasileiro em 2014

feriadosO ano de 2014 será um “prato cheio” para os folgados que não gostam de trabalhar e ficam olhando o calendário esperando o próximo feriado chegar. Além dos tradicionais feriados de todos os anos, em 2014 teremos a Copa do Mundo em julho e julho e as eleições em outubro. Por isso, 2014 já pode ser considerado como um dos anos de menor produtividade na história do povo brasileiro nos últimos anos.

Começamos com o Carnaval que será no dia 4 de março, uma terça-feira. Com isso, a segunda-feira (3) será “emendada” e a volta ao trabalho será somente após o meio dia da quarta-feira de cinzas (5).

Em abril terá outra “barbada” para os folgados. No dia 18 é a Paixão de Cristo que cai numa sexta-feira. E dia 21 é o Dia de Tiradentes que cai numa segunda-feira. Ou seja, dois feriados juntando um fim de fim de semana, somando quatro dias de folga prolongada no calendário. Em maio o primeiro dia do mês é o Dia do Trabalho que cai numa quinta-feira e será emendado com a sexta-feira em muitas empresas do país.

O “grande feriado do ano” será entre 12 de junho e 13 de julho. A Copa do Mundo 2014 será uma desculpa para muita gente faltar ou até mesmo abandonar o emprego. No meio disso, há o feriado de Corpus Christi no dia 19 de junho, que cai numa quinta-feira.

CIANORTE – O aniversário de Cianorte em 26 de julho cairá em um sábado. E, conforme lei aprovada esse ano na Câmara de Vereadores, ele será comemorado na segunda-feira seguinte. Ou seja, dia 28 de julho, segunda-feira, será feriado em Cianorte.

Esse ano é eleitoral. As eleições acontecem em 5 de outubro no primeiro turno. E, onde houver segundo turno, a votação será no dia 26 de outubro. Apesar de caírem em domingos, as votações mobilizam muitas pessoas que mudam suas rotinas. E, nos casos dos eleitos, o dia seguinte é destinado para comemorações.

Os feriados do Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) caem num domingo, para lamentação de quem não gosta de trabalhar. E que ainda vai reclamar do Dia da Proclamação da República (15 de novembro) cair em um sábado. Mas logo os folgados voltam a festar porque tem o Dia da Consciência Negra (em 20 de novembro) que é celebrado em muitos municípios brasileiros e o Natal (25 de dezembro). Ambos caem numa quinta-feira em 2014.

Texto: Andye Iore

Compartilhe: