Arquiteta da Prefeitura busca novidades em congresso de cidades inteligentes

A edição brasileira do Smart City, maior congresso de cidades inteligentes do mundo, que aconteceu em Curitiba, nos dias 21 e 22 de março, e reuniu pessoas de vários países, desde o público em geral até representantes governamentais e profissionais de diferentes segmentos, contou com a presença de uma representante da Prefeitura de Cianorte. A arquiteta Iara Dechiche, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a equipe técnica do novo Plano Diretor municipal, acompanhou exposições e plenárias, conheceu novos produtos e participou de debates em busca de soluções que contribuam na qualidade de vida dos cianortenses.

As plenárias que a profissional acompanhou trataram de assuntos como o papel das autoridades e da população; vida urbana; planejamento de cidades sustentáveis e resilientes; processos e a participação da sociedade; mobilidade urbana nas cidades inteligentes; influências da Nova Agenda Urbana; revisão do Plano Diretor para cidades inteligentes; e estrutura de planejamento urbano para cidades inclusivas e inovadoras. Nos debates, houve apresentação, por prefeitos, de projetos implantados em suas cidades que beneficiaram a qualidade de vida da população e sobre o uso de tecnologia digital inteligente para a utilização de dados através de registros seguros.

“Muitos dos conhecimentos partilhados poderão ser aplicados nos nossos planejamentos, de acordo com a nossa realidade”, comenta Iara, que considera a transformação da cidade em um espaço inteligente, um desafio, principalmente, contra o tempo. Para ela, nesse processo de transformação, a participação popular é fundamental. “Vivenciar a cidade inteligente não é o futuro, é a realidade. Todos os dias estamos inseridos no uso de novas tecnologias. Mas, de que forma é possível integrar os cidadãos com as novas tecnologias? Como é a cidade que nós queremos? O que os governantes e a população podem fazer para conseguir a cidade que desejamos? O ponto de partida para estas respostas é o Plano Diretor Municipal, que está sendo reformulado atualmente. Ele é a linha mestra para transformar a cidade em inteligente”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: