Apae Cianorte utiliza a tribuna livre da Câmara

Objetivo é falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 27 de agosto; nesta semana, todo dia, às 19h30, no Facebook Apae Brasil e no canal do YouTube Instituto Apae Brasil, haverá lives com temas relevantes

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 23 – conforme solicitação e com base no artigo 253 do Regimento Interno da Câmara – utilizou a tribuna livre a vice-diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Cianorte e vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elisangela Lopes de Albuquerque, juntamente com a assistente social da Apae Cianorte, Solange Fátima Vicente Nardo, a fim de falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 27 de agosto, com o tema: “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

Primeiramente, de acordo com a Elisangela, a Apae, que é a maior organização da sociedade civil, luta pelos direitos e na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Nós atendemos a pessoa com deficiência em três esferas: saúde, educação e na assistência social, a fim de dar o máximo de autonomia e independência”, explica que a finalidade é que sejam cidadãos com participação ativa na sociedade.

“O objetivo da semana é para que exista um debate sobre essas políticas públicos, direitos e deveres e que sejam efetivos na sociedade, ou seja, que seja defesa e garantia dos direitos”, pontua. “O tema ocorre, pois já sabemos que existe a legislação, nós sabemos o que eles precisam, agora, precisamos oportunizar essa acessibilidade”, salienta Elisangela que ninguém escolhe ser deficiente.

Ações

De acordo com a representante do Conselho Municipal, nesta semana, serão entregues nas escolas de Cianorte, cartilhas, com linguagem acessível, a fim de mostrar os direitos da pessoa com deficiência.

Nesta semana, todo dia, às 19h30, no Facebook Apae Brasil e no canal do YouTube Instituto Apae Brasil, haverá lives com temas relevantes.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

De acordo com o Ministério da Saúde, a data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Apae Cianorte

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Cianorte foi fundada em 1973 e fica localizada na Rua Fernão Dias, 1597 – Zona 1. Para mais informações (44) 3629-2310.

Banner Edplants, Acesse