Alunos de Vidigal visitam a Reserva Indígena do Apucaraninha

Atividade é complementar aos estudos que estão sendo realizados pelo projeto “A formação da população brasileira: conhecer e respeitar”

Na data em que se celebra o Dia do Índio (19 de abril), a Escola Municipal João Bueno de Godoy, do distrito de Vidigal, aproveitou para promover o conhecimento de forma prática, com uma visita à Reserva Indígena do Apucaraninha, em Tamarana (62 km ao sul de Londrina), onde puderam se inteirar sobre várias vertentes do dia a dia da cultura caigangue, como a organização política, a educação, a língua materna, a alimentação, artesanato, utensílios e outros.

A atividade foi proposta e orientada pela professora do 5º ano A, Sandra Mara Macknics, para complementar os estudos que estão sendo realizados pela turma, por meio do projeto intitulado “A formação da população brasileira: conhecer e respeitar”, desenvolvido para o Programa “A união faz a vida”, do Sicred em parceria com o Município. A ocasião contou com uma apresentação, bate-papo e entrevista com o vice-cacique e professor da reserva, Claudio, bem como com outros integrantes.

Para Sandra, a visita foi enriquecedora. “Muitos dos alunos ainda mantinham aquela ideia de que os índios andam sem roupa, usam cocar e moram em ocas. Por isso, ficaram surpresos com a infraestrutura da reserva. Além disso, demonstraram muito interesse pelas tradições indígenas, principalmente com relação à organização política e a escola”, contou a professora. A ocasião também foi acompanhada pela diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Zilda de Assis, e, a partir da experiência, a turma passa a trabalhar temas como direitos humanos e valores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: