Alunos da rede estadual participam de avaliação do sistema de ensino

Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Prova SAEPE. 27-04-18.

Cerca de 300 mil alunos de todas as escolas do Paraná fizeram nesta quinta-feira (26) as provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep).

Nesta etapa, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram do exame.

Estas provas servem para diagnosticar o nível de desempenho dos estudantes e definir ações de intervenções voltadas à melhoria da educação pública paranaense”, disse a secretária estadual de Educação, Lúcia Cortez.

As avaliações do Saep têm como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná e o Caderno de Expectativas de Aprendizagem, propiciando um quadro da situação da Educação Básica da rede pública estadual de ensino.

Com o exame, conseguimos avaliar o desempenho dos alunos e assim direcionar os trabalhos nas escolas, para atender as principais necessidades e remediar as deficiências”, afirma Katya Prust, coordenadora de avaliação e planejamento da secretaria.

No final de 2017, outros 230 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª ano do Ensino Médio fizeram o exame. Os resultados do Sistema possibilitam a reflexão sobre o desempenho dos alunos e a articulação dos resultados com o planejamento de ações eficazes com foco na evolução e no processo de ensino e aprendizagem, atendendo um dos objetivos do Minha Escola Tem Ação (Meta), o principal programa pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: