Alunos da APAE usam cadeiras especiais para banho de mar


Estudantes da escola Professora Arlete Pereira do Nascimento, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaratuba, começaram as aulas com um banho de mar. Alunos com mobilidade reduzida ou deficiência participaram da atividade usando cadeiras anfíbias, disponíveis na orla daquele município em pontos das duchas da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

“É muito importante que nossos alunos possam sair da escola, conviver com pessoas de outras instituições e realizar atividades prazerosas de convívio e aprendizagem”, diz a diretora da Escola, Márcia Maria Castanho. “ É de suma importância que eles sejam vistos e percebidos por toda a sociedade como pessoas capazes. Todos somos diferentes e conviver com a diferença faz a sociedade ser mais humana, respeitosa, integrada e criativa”, afirma Márcia. Ela conta que a atividade extraclasse ocorreu com o apoio dos pais e mães dos alunos, dos trabalhadores da escola e dos atendentes da Sanepar em Guaratuba.

FELIZES

Os estudantes usaram as cadeiras no ponto da Sanepar nas Pedras, mas essa não foi a primeira vez que a APAE usou as cadeiras anfíbias disponíveis em pontos da Sanepar. A diretora conta que pretende que o uso se repita. “Os alunos e os funcionários da escola voltam satisfeitos e felizes. Voltam sujos de areia e molhados de água do mar, empolgados, sorrindo, alegres. Há uma relação muito positiva que se estabelece entre todos nessa atividade”, diz Márcia. Fundada em 1988, a APAE de Guaratuba possui 126 alunos.

CADEIRAS ESPECIAIS

O banho de mar dos estudantes da APAE integra o trabalho que os educadores ambientais da Sanepar realizam durante a temporada de verão em pontos onde funcionam as duchas ecológicas, também instaladas pela empresa. O uso das cadeiras de rodas anfíbias é parte do projeto Praia Acessível, coordenado pela Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com Sanepar. Nesta temporada de verão, as cadeiras anfíbias já foram utilizadas 345 vezes.

“Este é o terceiro ano em que os educadores ambientais da Sanepar auxiliam quem precisa no uso dessas cadeiras anfíbias, específicas para o banho de mar. Estão disponíveis nove equipamentos em nove pontos diferentes da orla para que pessoas com deficiência ou que têm mobilidade reduzida possam tomar banho de mar com segurança e dignidade”, explica o gestor ambiental da Sanepar, Guilherme Zavataro.

FLUTUANTES

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável.

Com capacidade para suportar até 120 kg, as cadeiras são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. É possível usar o equipamento nas tendas da Sanepar nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná até o dia 10 de março, entre 10 e 16 horas. As atividades nesses pontos podem ser canceladas em caso de mau tempo, maré alta ou outra razão que inviabilize o uso das cadeiras.

CONFIRA ONDE FICAM OS PONTOS DAS CADEIRAS ANFÍBIAS:

MATINHOS

Pipeline: Avenida Atlântica, próximo ao número 1.806, entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada.

Praia Mansa: Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176, entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva-vidas.

Sorveteria D’Vicks: Avenida Atlântica, próximo ao número 2010.

GUARATUBA

Praia Central: entre a Rua 29 de Março e Avenida Dr. João Cândido, próximo ao estacionamento de carros

Praia de Caieiras: Rua San Remo, próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves

Magistrados: Avenida Atlântica, próximo ao número 500, na frente da Associação dos  Magistrados do Paraná.

PONTAL DO PARANÁ

Pontal do Sul: Rua dos Ipês, próximo a Avenida Mira-Mar, ao Centro de Estudos do Mar da UFPR, à Pousada da Su e guarita dos salva-vidas.

Praia de Ipanema: Avenida Deputado Aníbal Khury, entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas.

Praia de Leste: Avenida Deputado Aníbal Khury, entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: