Alunos apresentam resultados do Programa A União Faz a Vida


Conhecer o resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi União PR/SP, nas regiões noroeste e norte do Paraná, centro e leste paulista. Este é o objetivo dos eventos de culminância, em que crianças e educadores das escolas e instituições participantes fazem mostras culturais, apresentações musicais, teatrais e de dança para expressar o progresso que obtiveram com as atividades.

A programação lista mais de 70 eventos, sendo que o primeiro ocorreu no desfile de 7 de setembro em São Jorge do Ivai, quando cerca de 400 crianças se apresentaram. A partir do dia 25 de setembro, será a vez de Nova Esperança, onde serão realizados quatro eventos, reunindo alunos, pais, educadores, colaboradores da Sicredi e comunidade. Na última semana de setembro, a iniciativa também ocorre em Terra Boa e Jussara.

Até dezembro, colaboradores da Sicredi União percorrerão 34 municípios do Paraná e de São Paulo para prestigiar as escolas que desenvolvem o programa. Além da apresentação cultural, professores e alunos expõem os projetos realizados ao longo do ano e os resultados obtidos com as atividades, que incentivam os alunos a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem

Para o diretor executivo da Sicredi União PR/SP, Rogério Machado, acompanhar o encerramento dos projetos é uma etapa importante. “É gratificante ajudar a formar pessoas melhores para a sociedade. Enquanto cooperativa, estamos exercendo um dos nossos principais pilares, que é o interesse pela comunidade em que estamos inseridos”, afirma.

PROGRAMA

A proposta do PUFV é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Para isso, a metodologia do programa é apresentada para prefeituras municipais, secretarias de educação, instituições e escolas, e, conforme interesse dos mesmos, é feita a capacitação dos educadores para a aplicação do método de ensino-aprendizagem.

A partir daí, os alunos, junto com o educador, definem o tema que será abordado durante o ano letivo, envolvendo todo currículo escolar. O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, comunidade de aprendizagem, aplicação do currículo entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos por adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os projetos.

Com as novas adesões ao longo deste ano, o PUFV alcança 34 municípios, com atendimentos prestados a mais de 204 escolas, 27 mil crianças e adolescentes e 2.800 professores. Em âmbito nacional, o Sistema Sicredi contempla mais de 229 mil alunos, 21 mil educadores, de 1,4 mil escolas e 292 municípios.

Fonte: Textual Comunicação – Assessoria de imprensa Sicredi União PR/SP

Compartilhe: