Alunas de Cianorte visitam o Museu da Moda

museuAs alunas do curso técnico em modelagem do Senai Cianorte realizaram no último dia 17 de outubro, uma visita técnica ao Museu da Moda localizado em Canela, no Rio Grande do Sul. A viagem foi organizada pela técnica de ensino do Senai Cianorte, Grazieli Pires de Almeida e contou com a presença de 21 estudantes.

O Museu da Moda é o primeiro do mundo a contar com um acervo que representa 4000 anos da história da humanidade através da indumentária feminina com uma perspectiva histórica-social-cultural abrangendo a moda desde 2000 A.C. aos dias de hoje.

O museu conta com uma área de 2500 metros quadrados e foi idealizado pela empresária, artista plástica e estilista de moda Milka Wolff. As peças em exibição foram confeccionadas de acordo com a pesquisa realizada por Wolff e pela curadora do Museu, Débora Elman. Tanto a tecelagem, o tingimento, como a costura das peças da exposição, obedecem rigorosamente ao período que retratam, além dos detalhes e dos aviamentos.

Os estudantes comentaram que a visita foi muito interessante e ofereceu a oportunidade de conhecer os métodos de confecção ao longo destes 4 mil anos de história, já que até o ano de 1709 D.C. – quando foi fabricada a primeira máquina de costura – as peças eram confeccionadas a mão. As alunas também destacaram as peças e utensílios relativos a confecção do vestuário em exposição que foram garimpados em antiquários de diversos países. Os estudantes também conheceram um espaço informatizado que permite o acesso a todo o histórico da moda em telas computadorizadas.

 Texto: Juliano Secolo / Foto: Senai Cianorte

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Alunas de Cianorte visitam o Museu da Moda"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*