Agentes comunitários recebem capacitação em saúde mental

Objetivo foi preparar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atuarem nas demandas da área, por meio de um trabalho integrado

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Saúde Mental, realizou na última sexta-feira (27), no auditório do Paço Municipal, um evento de matriciamento que abordou, com os agentes comunitários de saúde (ACSs), as maneiras de integrar os cuidados em saúde mental com a atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através de um modelo de cuidados colaborativos.

Durante toda a tarde discutiu-se a saúde mental atrelada à Rede de Atenção Psicossocial, que realiza o atendimento especializado; as práticas em saúde mental que podem ser adotadas na Atenção Básica; as formas de atuação do agente comunitário nesse âmbito, narradas por um relato de experiência; e ainda como deve ser realizado o cuidado humanizado para tratar de transtornos mentais.

Para a chefe da Divisão, Thaíse Dantas, ao estarem capacitados, os ACSs auxiliam nas demandas do setor. “O apoio matricial, ou seja, essa construção coletiva do processo terapêutico entre as equipes, é fundamental. Assim, esses profissionais, que estão em contato com a população, têm a capacidade de detectar as necessidades de possíveis cuidados psicossociais e realizar os encaminhamentos ao especialista, quando necessários”, comenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: