Agente Municipal de Trânsito está habilitado para autuações


Na última semana, a Prefeitura de Cianorte avançou mais uma etapa no processo de municipalização do trânsito. Isto porque, o agente municipal responsável por promover a educação e o cumprimento da legislação passou por uma formação específica na área e, agora, está habilitado para autuações. Contratado por concurso público há pouco mais de um ano, o servidor, Edmilson Carvalho da Silva, vinha realizando um trabalho de orientação pelas vias da cidade, como um direcionamento gradual da população para as mudanças que virão com a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

A formação foi promovida pelo Centro de Treinamento e Assessoria de Trânsito (CTtrans), qualificada pelo Governo do Estado do Paraná e pelo Detran/PR, com carga horária de 40 horas e seis módulos que englobaram: Legislação de trânsito geral; Noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito; Legislação de trânsito aplicada/infrações; Operação e fiscalização de trânsito/prática operacional; Ética e cidadania; Educação de trânsito e o papel do agente como educador.

MUNICIPALIZAÇÃO

Para concluir o processo de municipalização do trânsito, ou seja, para que a Prefeitura assuma a responsabilidade sobre o trânsito da cidade e obtenha autonomia para realizar ações – como a implantação do estacionamento rotativo, por exemplo –, o Poder Executivo precisa estabelecer convênio com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), que é o órgão responsável pelo processamento de multas. A dotação orçamentária para o fechamento do contrato encontra-se em análise do Legislativo. Além disso, a Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano solicitou a contratação de mais dois agentes, que devem ser convocados em breve.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: