Ademar Traiano será Cidadão Honorário de Goioxim e Sulina

As políticas municipalistas do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, vem produzindo manifestações de reconhecimento. O deputado que foi escolhido como representante de 50 municípios do Paraná, será homenageado nesta quarta-feira (17) com o título de Cidadão Honorário de Goioxim, e na quinta-feira (18) receberá o título de Cidadão Honorário de Sulina. Duas cidades de que é o representante junto ao governo do Estado e que desejam agradecer sua atuação obtendo recursos junto ao governo do Estado para realização de obras e viabilização de projetos fundamentais.

“Meu foco, como deputado municipalista, é levar obras e recursos para os municípios. Meu objetivo é transformar sonhos em realidade”, disse Traiano ao se confessar emocionado com as homenagens que vai receber em Goioxim e Sulina. “Fui prefeito de cidade pequena, Santo Antonio do Sudoeste, e vivenciei na pele todas as dificuldades porque passa um prefeito do interior. Meu objetivo é ajudar os prefeitos a tocarem suas obras e tornarem realidade seus projetos. Encontrei no governador Carlos Massa Ratinho Junior um grande parceiro para viabilizar esses sonhos”.

Os títulos de cidadania enfatizam essa atuação do deputado em defesa dos municípios. O decreto que concede o título de Cidadão de Goioxim especifica que foi concedido “em reconhecimento aos seus méritos pessoais e serviços prestados ao município de Goioxim. O título de Sulina, concedido por proposição da Câmara Municipal também menciona os serviços prestados por Traiano a cidade. O reconhecimento pelo trabalho em defesa dos municípios já havia resultado em títulos de Cidadão Honorário em 10 cidades: Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão, Pinhal de São Bento, Santa Terezinha de Itaipu, Bela Vista da Caroba, Marmeleiro, Pranchita, Bom Jesus do Sul e Coronel Vivida.

Em 40 anos de vida pública, Traiano já ocupou os cargos mais importantes do Estado Paraná. Presidente da Assembleia pela terceira vez, foi governador interino por 3 vezes. Advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. Já no primeiro mandato foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste. Em 1985 foi o primeiro prefeito eleito de Santo Antônio do Sudoeste.

Como prefeito, foi eleito presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).  Em 1990 conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. No primeiro mandato como deputado estadual foi eleito para a Mesa Diretora, como 2º secretário. Foi líder do governo  de 2011 a 2014 e eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, em 2015, cargo que ocupa até hoje.

Banner Edplants, Acesse