A VERDADE SOBRE A ESTRADA JAMBER.

Conforme a cidade vem acompanhando nos últimos dias os boatos envolvendo o Condomínio Forest Hill Residence & Spa Resort e o asfaltamento da Estrada Jamber, a Folha Regional de Cianorte foi apurar os fatos e teve acesso aos documentos que comprovama autorização e a legalidade do empreendimento.

DOS FATOS QUE CERCAM O EMPREENDIMENTO.

A Folha Regional de Cianorte apurou junto aos órgãos competentes e comprovou através de documentos que a empresa loteadora protocolou junto ao I.A.P. um pedido Licença Ambiental Prévia na data de 15 de setembro de 2017 e cumprindo tudo o que lhe foi pedido recebeu do órgão a licença Ambiental Prévia Nº 135.263 em 18 de Dezembro de 2017. Após receber a Licença Ambiental Prévia a empresa protocolou junto ao I.A.P. o pedido de Licença Ambiental de Instalação na data de 16 de setembro de 2019 e como cumpriu novamente todas as exigências, recebeu do órgão a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 167.382 em 25 de setembro de 2019. Com a licença recebida do I.A.P, e tendo cumpridas todas as exigências técnicas exigidas pelos órgãos competentes o Município de Cianorte publicou o DECRETO MUNICIPAL 181/2019 assinado pelo prefeito CLAUDEMIR ROMERO BORNGIORNO na data de 11 de Outubro de 2019 e com todas licenças e a aprovação do Município dando legalidade ao empreendimento, que registrou o empreendimento no dia 19 de Novembro de 2019 no CARTÓRIO DE 2º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE CIANORTE.

ESTRADA DE ACESSO AO EMPREENDIMENTO LICENCIADA

Sobre o acesso via estrada Jamber, a gleba rural onde se localiza o empreendimento aprovado, é uma estrada rural existente desde a colonização de Cianorte, nos anos 50, o I.A.P., exigiu um acesso compatível com o aumento do volume de trafego que o empreendimento irá ter. O órgão após analisar o estudo técnico de alternativa viável da estrada Jamber, entregue pelos empreendedores deferiu a Autorização Ambienta pela Estrada Jamber nº 16.072.231-2 na data de 23 de Setembro de 2019, isso porque verificou-se que é a única via que dá acesso à aquela gleba rural, e fazendo o acesso por ali não precisaria derrubar o Cinturão Verde; Qualquer outra via que fosse propostas teria que derrubar uma grande quantidade de árvores do Cinturão Verde. Quanto a servidão de passagem para o empreendimento através da estrada Jamber, embora como dito anteriormente, existe desde o início da colonização de Cianorte nos anos 50, e após analisar os projeto urbanístico, de infraestrutura do acesso, o pedido de autorização ambiental, a deliberação favorável do Conselho Municipal do Meio Ambiente, as conformidades com relação à legislação municipal e com base na documentação apresentada, o IAP expediu a AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL Nº 51.961 em 30 de setembro de 2019. A estrada Jamber receberá uma excelente infraestrutura; além do asfaltamento, receberá galerias pluviais, será telada, contando com iluminação em led, câmeras de segurança, pista de caminhada, ciclovia e jardinagem.

Vale salientar que em nenhum momento (tanto nas licenças prévias, de instalação ou autorização ambiental) foi autorizado qualquer desmatamento ou corte de árvores, tanto na área do empreendimento quanto na área da estrada Jamber. Também é importante salientar que a estrada Jamber não está dentro do parque Cinturão Verde de Cianorte e possui matrícula própria, exceto em uma pequena extensão de 80 metros. Por fim, o empreendimento FOREST HILL RESIDENCE & SPA RESORT contribuirá com aumento significativo da área do Parque Cinturão Verde, uma vez que destinou ao município de Cianorte toda sua Reserva Legal localizada no fundo de vale para compor a Unidade de Conservação.

Compartilhe: