O governador Carlos Massa Ratinho Junior reuniu-se nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, com o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Richard Glenn, e apresentou os potenciais e as oportunidades de parceria do Paraná com o País. Foi a primeira visita oficial do diplomata americano, que assumiu o consulado há um mês.
Ratinho Junior destacou o trabalho do Paraná na produção de alimentos, geração de energia e na diversidade da produção industrial. Ele também apresentou projetos do Governo do Estado que colocam o Paraná como destaque, como o fomento à cadeia de biogás, com o Estado sendo o maior produtor do insumo no País, o programa de concessões rodoviárias e o programa Ganhando o Mundo, que tem o país da América do Norte como um dos destinos.
“O Paraná é líder em geração de energia no Brasil, principalmente por causa da Itaipu Binacional, além de outras hidrelétricas e pequenas usinas que estão instaladas no Estado. E 98% da nossa energia vem de fontes renováveis”, salientou o governador. “Criamos um programa de incentivo para a geração de energia renovável no meio rural, para incentivar a geração de energia solar e de biomassa. Somos o maior produtor de proteína animal do Brasil, e os dejetos animais podem ser usados para gerar biogás. Essa pegada sustentável é muito importante para a nossa produção, além de gerar renda aos agricultores”.
Além da reunião com o governador, o cônsul-geral esteve na manhã desta segunda-feira no Porto de Paranaguá, no Litoral, um dos principais terminais portuários do mundo e de onde parte boa parte dos produtos que são exportados ao País. Os Estados Unidos são o terceiro maior parceiro comercial do Paraná, com uma receita de US$ 1,4 bilhão em 2023 em exportações de produtos paranaenses ao País.
Glenn destacou que o Paraná terá a chance de apresentar ao mundo suas potencialidades, já que o Estado será um dos anfitriões do encontro do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta. O encontro do Grupo de Trabalho de Transição Energética do bloco será realizado em Foz do Iguaçu, na região Oeste, entre 30 de setembro e 2 de outubro. Já a reunião ministerial sobre o mesmo tema acontecerá no dia 4 de outubro.
“O Paraná tem muito a oferecer, com potencial para muitos negócios. É um estado moderno, bem estabelecido, com pessoas muito capacitadas, última geração de tecnologia agrícola e que oferece muito para o mundo”, disse o cônsul. Por isso estamos aqui nesta visita, para conhecer as oportunidades que o Estado oferece e como podemos firmar parcerias entre Paraná e os 50 estados norte-americanos”.
MISSÕES INTERNACIONAIS – A Invest Paraná, agência de atração de investimentos vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), promoveu quatro missões internacionais aos Estados Unidos neste ano, duas delas com a participação do governador.
Em fevereiro, Ratinho Junior esteve no Nebraska para conhecer as experiências do estado americano na implantação de tecnologias de irrigação. A experiência serviu de base para a implantação do Programa Estadual de Irrigação, o Irriga Paraná, lançado na última quinta-feira (22) em Paranavaí. A iniciativa visa incrementar em 20% a área irrigada no Paraná com investimentos que somam cerca de R$ 200 milhões, entre linhas de crédito com juros subsidiados e pesquisa científica.
No mês de maio, a comitiva liderada pelo governador participou de eventos com investidores do País e esteve entre os palestrantes do LIDE Brazil Investment Forum, em Nova York, e do Valor Econômico Summit, apresentando os potenciais de negócios do Estado.
Também fruto de uma missão internacional liderada por Ratinho Junior, o Paraná terá a primeira edição Ganhando o Mundo Agrícola, atendendo especificamente os estudantes dos colégios agrícolas paranaenses. Em 2025, 100 alunos dos cursos técnicos dessas unidades farão um intercâmbio ao estado de Iowa, que é um dos maiores produtores rurais do mundo e conta com escolas que são referência nessa área.
PRESENÇAS – Acompanharam a reunião o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; do Planejamento, Guto Silva; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; a chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, Lígia Maria Scherer; o vice-cônsul dos Estados Unidos para Assuntos Econômicos, Jeffrey Presnell; e o assessor econômico Tiago Santos.