IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA
No ano de 1.954 chegavam para conhecer Cianorte, a recém fundada cidade, o Pastor John Harrison Abel; Pastor Abel, como ficou conhecido vinha dos Estados Unidos e antes, por algum tempo, ele e sua esposa Ruby Leona Abel ficaram em Campinas para aprender a língua portuguesa. Vieram para cá com o objetivo de fundar uma igreja e ao lado da religião, implantar uma escola religiosa; a igreja foi fundada em 1.956 e recebeu o nome de Igreja Independente Luterana.
Quando ainda estava em São Paulo fez contato com o Dr. Hermann de Moraes Barros, Diretor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e o mesmo autorizou a doação de terrenos para a construção da escola que os missionários sonhavam. Inicialmente, instalaram-se na Rua Guararapes. Depois foi doado um terreno na esquina da Rua Abolição com a Rua Humaitá e o Pastor começou, imediatamente, a construção da ESCOLA EVANGÉLICA DE CIANORTE, uma casa de madeira com dois andares, sendo na parte térrea a sede da igreja.
Houve também a doação da quadra situada junto à Avenida São Paulo e Rua Curitiba, na Zona 2. Ali, o Reverendo John Harrison Abel iniciou a construção do Colégio Cianortense, que seria um internato para alcançar alunos de fora. Os primeiros professores contratados foram Agnello Correia de Castilho e sua esposa Juvir Correia de Castilho (ela ainda é viva e mora em Londrina). Juvir era também parteira e auxiliava como enfermeira do primeiro hospital. Começou então, o Professor Agnello, formado em Química Industrial Técnica a lecionar para a primeira turma de primário com mais de 40 alunos em escola particular.
“O Pastor Abel era americano e não poderia ser o diretor. Então, eu respondi como Diretor naquele comecinho. Depois entrou a Professora Inês Azevedo, como Diretora. Ficou algum tempo e depois a Professora Neusa Sella acabou sendo a próxima Diretora.” (Agnello Correia de Castilho)
A Igreja Independente Luterana de Cianorte era filiada a uma missão mundial chamada Liga Mundial da Oração, fundada nos EUA cujo objetivo era enviar casais missionários da Igreja Luterana para o Brasil, que nos anos 50 era um campo próspero para a evangelização. Pastor Abel tinha 28 anos (e ainda está vivo, nos EUA) e sua esposa Ruby tinha 24 anos e vieram com os dois filhos David de 3 anos e Jonathan com 1 ano. Em dezembro de 1.954 Pastor Abel era o único pastor evangélico e planejou o Natal, reunindo pessoas dos credos Metodista, Batista e Presbiteriano. O coral de Natal, organizado por ele teve a participação de cem pessoas! A Igreja Católica era praticada nas casas, e não havia nenhum padre morando aqui neste ano.
O casal John e Ruby, era muito amoroso, sustentado pela Missão Luterana, foram verdadeiros missionários e educadores que deixaram seus nomes cravados na história de nossa amada Cianorte.
Izaura Varella – Historiadora