83,33% dos Leitos de UTIs estão ocupados em Cianorte

Depois do anúncio feito pela Prefeitura Municipal de Cianorte, na última quarta-feira (10), com a confirmação de mais 20 casos de Covid-19 em Cianorte, a Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) – antiga Santa Casa – divulgou um boletim com a taxa de ocupação nos leitos reservados para atendimento a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, informando que 83,33% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão ocupados.

A informação gera um alerta, já que se confirmam os casos mais graves registrados pela doença, onde o paciente necessita de cuidados especiais, através de respiradores, para buscar uma melhora, e a cura. De um dia para o outro, foram tomando as vagas reservadas para esse atendimento, e a situação começa a se agravar efetivamente.

Segundo nota divulgada pelo Hospital, os leitos de enfermaria que contam com respiradores, cinco estão ocupados, com pacientes de 45, 63, 64, 77, e 80 anos, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 38,46% desses leitos. A situação é bem mais complicada, em se tratando dos leitos de UTIs, com cinco pacientes de, 39, 43, 47, 76, e 81 anos, o que representa 83,33% do total de leitos.

ÓBITO

Entre os 20 novos casos confirmados pela Prefeitura de Cianorte , na última quarta-feira está também o segundo óbito provocado pela doença no município, trata-se de um homem com 63 anos que faleceu no dia 02 de junho. Os demais casos são de oito homens com idades de 28, 32, 34, 34, 57, 58, e 76 anos. Dez mulheres, com idades de 25, 26, 29, 29, 37, 37, 42, 42, 43 e 44 anos. Duas crianças: uma menina de 12 anos e um menino de 9 anos.

Ainda segundo a prefeitura o homem de 76 anos encontra-se internado na UTI. Os demais estão em isolamento domiciliar. Uma grande preocupação é que destes casos, alguns puderam ser monitorados e confirmado o contato com casos já diagnosticados anteriormente no município. Outros, no entanto, não puderam identificar a origem, sendo portanto, classificado como transmissão comunitária.

MAIS 20 CASOS

Pelo segundo dia consecutivo, a Prefeitura Municipal de Cianorte confirmou 20 novos casos de COVID-19 no município. No boletim divulgado nesta quinta-feira (11) a Prefeitura informou que dos 20 testes positivos, 16 foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e os outros quatro por laboratórios particulares, com isso o município conta com 186 casos confirmados.

Segundo a Prefeitura todos os pacientes confirmados tiveram contato com casos registrados anteriormente e se encontram em isolamento domiciliar. Os casos confirmados são de sete mulheres, com idades de 22, 24, 31, 42, 21, 23 e 41 anos; seis homens, com idades de 31, 34, 42, 43, 49 e 55 anos; e duas crianças, sendo uma menina de 2 anos e um menino de 12 anos.

De acordo com a prefeitura uma mulher de 39 anos, que teve contato com um dos casos já confirmados anteriormente está internada na enfermaria da Fundhospar.

Além disso, entre os pacientes estão quatro profissionais da saúde, que se contaminaram trabalhando e estão em isolamento domiciliar, sendo eles: três mulheres, com idades de 26, 29 e 36 anos; e um homem, de 37 anos.

REGIÃO

Outro fato preocupante, é que no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), divulgado nesta quinta-feira (11) informa que ao analisar o coeficiente de incidência, que leva em conta os casos confirmados por 100 mil habitantes por regional de saúde, a 13ª Regional de Saúde, que abrange Cianorte e outros 10 municípios vizinhos, apresenta o maior coeficiente, com índice de 220, bem acima do índice estadual que é de 74.

Já quando é levado em conta o coeficiente de mortalidade, que leva em conta o número de óbitos por 100 mil habitantes, por regional de saúde, a 13ª Regional de Saúde aparece em 3º lugar, com índice de 4,3, ficando atrás apenas da 14ª Regional que engloba a região de Paranavaí com 5,8; e a 17ª Regional que abrange a região de Londrina com 4,9.

Segundo o Boletim da SESA, a 13ª Regional de Saúde conta com uma população de 158.969 pessoas, sendo que nos seus 11 municípios de abrangência forma registrados casos de Covid-19 totalizando 354 casos, dos quais 81 se recuperaram e 7 paciente vieram a óbito. Os óbitos foram registrados em Cianorte (2); Cidade Gaúcha (1); Guaporema (1); Jussara (1); Rondon (1) e Tapejara (1). Além disso, a região tem 94 pacientes com amostras colhidas e em análise no Lacen.

No boletim da SESA Cianorte tem 179 casos confirmados (7 a menos que o Boletim divulgado pela prefeitura) com 57 pacientes recuperados e 2 óbitos, além de 56 casos aguardando resultado de exame laboratorial.

O segundo município com mais casos é Tapejara com 40 confirmados, dos quais 6 estão recuperados, 1 veio a óbito; outros 3 pacientes aguardam resultados de exames.

Tuneiras do Oeste tem 33 casos confirmados com 5 pacientes recuperados além de 2 casos suspeitos aguardando resultado do exame.

Em Rondon são 30 casos confirmados, dos quais 2 se recuperaram e um veio a óbito, o município não tem exames aguardando resultados.

São Tomé tem 4 casos confirmados com um recuperado, além de 12 exames aguardando resultado.

Japurá tem 16 casos confirmados, dos quais 4 se recuperaram; o município também tem 5 casos suspeitos aguardando resultado de exame.

Indianópolis tem 16 casos confirmados, com um recuperado e quatro exames aguardando resultado.

No município de Guaporema foram confirmados 10 casos, com um paciente recuperado e um paciente que veio a óbito. Outros 3 casos suspeitos aguardam resultados do Lacen.

Em Jussara são 5 casos confirmados, dos quais um veio a óbito. Segundo a SESA o município não tem casos suspeitos aguardando resultados de exame no Lacen.

Também com 5 casos confirmados, São Manoel do Paraná registra três pacientes recuperados. Além disso, um caso suspeito do município aguarda resultado de exame do Lacen.

O município com menos casos é Cidade Gaúcha, com 2 confirmados, dos quais um se recuperou e outro veio a óbito. O município também aguarda do Lacen o resultado de 8 exames.

O município de Terra Boa, que faz divisa com Cianorte, pertence a 11ª Regional de Saúde e registra 17 casos confirmados, com um recuperado, dois óbitos e dois exames aguardando resultados.

ESTADO

Em relação estado, o Boletim da SESA emitido nesta quinta-feira (11), divulga 627 novos casos da Covid-19, o maior número desde o início do monitoramento da pandemia no Estado. O boletim traz também mais cinco óbitos pela infecção. O acumulado é agora de 8.457 diagnósticos e 280 mortos em decorrência da doença.

Nesta quinta-feira, há 393 pacientes com diagnóstico confirmado internados, sendo 282 em leitos do SUS (131 em UTI e 151 em leitos clínicos/enfermaria) e 111 em leitos da rede privada (42 em UTI e 69 em leitos clínicos/enfermaria).

Os cinco pacientes que faleceram estavam internados. São duas mulheres e três homens, com idades que variam de 61 a 84 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 5 e 10 de junho. Os pacientes residiam nos municípios: Terra Boa, Rondon, Wenceslau Braz, Tapejara e Paiçandu.

Segundo a SESA, 295 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado da Covid-19. Em 99 municípios há registro de óbitos pela doença.

O monitoramento da Secretaria da Saúde também registra 112 casos de residentes de fora. Oito pessoas foram a óbito.

A SESA também informou no boletim que um caso confirmado dia 13 de maio, em Pinhais, foi transferido para Curitiba, e outro confirmado dia 8 de junho, em Coronel Vivida, foi excluído por erro de notificação.

Fonte: Portal Cidade Cianorte, Prefeitura Municipal de Cianorte e Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse