5ª CIPM divulga resultados da Megaoperação Sinergia em sua área de atuação

A megaoperação Sinergia foi lançada em todo o Paraná na última quinta-feira (26 de novembro) com foco na prevenção de crimes. A iniciativa é uma ação integrada Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Estadual e Guardas Municipais, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal. Aeronaves, embarcações, viaturas e motos foram utilizadas por todos os municípios promovendo patrulhamento, abordagens e fiscalizações em todo o Estado.

No Noroeste do Paraná, as ações foram coordenadas pelo 3º Comando Regional em 116 cidades de responsabilidade das oito Unidades Policiais da região.

Em Cianorte e nos municípios vizinhos a Operação Sinergia foi realizada pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) empregando de forma maciça seu efetivo e recursos logísticos. Durante a Operação foram realizadas várias ações de fiscalização, inclusive em estabelecimentos comerciais, bem como abordagens de pessoas.

BALANÇO 1º DIA

No primeiro dia da Operação, realizado entre a tarde de quinta-feira (26) e a madrugada de sexta-feira (27), participaram 62 policiais militares, divididos em 20 viaturas, pertencentes aos efetivos da RPA, Trânsito, Administrativo, ROCAM, ROTAM, Operações com Cães, COPOM e BPRv; 06 policiais civis, em 02 viaturas; e 09 Agentes Municipais de Trânsito, em uma viatura auto e 04 motos; atingindo, desta forma, os sete municípios da 5ª CIPM: Cianorte, Jussara, Terra Boa, Japurá, São Tomé, Indianópolis e São Manoel do Paraná.

As equipes foram distribuídas de acordo com as demandas observadas através de analises criminais, em pontos indicados pela 3ª Seção, responsável pelo planejamento operacional da Unidade.

Durante o transcorrer das ações policiais, tivemos os seguintes resultados em toda área da 5ª CIPM:

Em Cianorte 304 (trezentas e quatro pessoas) foram abordadas, sendo um homem e uma mulher conduzidos para lavratura de termo circunstanciado por uso de drogas, cada um com 3g (três gramas) de substância análoga a maconha. Ainda, foram vistoriados 75 (setenta e cinco) automóveis e 24 (vinte e quatro) motos e lavradas 05 (cinco) multas de trânsito.

Em Indianópolis 16 (dezesseis) pessoas foram abordadas, 08 (oito) veículos foram vistoriados e duas multas foram lavradas por infrações administrativas.

Em São Manoel do Paraná foram abordadas 28 (vinte e oito) pessoas, além de 12 (doze) veículos, sendo 04 (quatro) motos apreendidas por apresentarem irregularidades.

Já em São Tomé 15 (quinze) pessoas foram abordadas e 13 (treze) veículos foram averiguados.

Em Japurá 10 (dez) pessoas foram abordadas e 07 (sete) veículos foram vistoriados. Ainda, um homem foi detido por tráfico de drogas e 80 g (oitenta gramas) de substância análoga à maconha foram apreendidas.

Em Jussara 14 (quatorze) pessoas foram abordadas e 02 (dois) veículos foram vistoriados.

Por fim, em Terra Boa 17 (dezessete) pessoas foram abordadas, 06 (seis) veículos foram averiguados, sendo lavradas 03 (três) multas e apreendido um automóvel.

Além dessas ações, foram realizadas diversas orientações e abordagens a pessoas que se encontravam em espaços públicos e estabelecimentos comerciais na cidade, visando fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual nº 20189 – 28 de abril de 2020, que torna obrigatório o uso de máscaras por todas as pessoas que estiverem fora de sua residência, enquanto perdurar a pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2.

O Comandante da 5ª CIPM, Major Elisvaldo Balbino dos Santos, ressalta a importância do apoio da população e o empenho de todos os militares nessas ações, as quais visam propiciar à comunidade uma maior segurança.

BALANÇO 2º DIA

No segundo dia da operação, realizada entre a tarde do dia (27/11) e a manhã de sábado (28/11), participaram 64 PMS participaram da operação, divididos em 22 viaturas, com o apoio de: 04 policiais civis, com 01 viatura; 09 Agentes Municipais de Trânsito; e 03 Agentes Fiscais da Prefeitura Municipal.

Durante o transcorrer das ações policiais, foram obtidos os seguintes resultados em toda área da 5ª CIPM:

Em Cianorte, 314 pessoas foram abordadas, sendo um homem de 20 anos preso por tráfico de drogas, com o qual foram apreendidas 05 buchas de cocaína. Além dele, um cidadão de 18 anos foi encaminhado pela Polícia Civil, com 01 porção maconha, para lavratura do Termo Circunstanciado por uso de drogas. Ainda, foram vistoriados 149 veículos, sendo lavradas 07 multas de trânsito e apreendidas 03 motocicletas. Em Indianópolis, 64 pessoas foram abordadas, além de 12 carros e 12 motos vistoriados.

Em São Manoel do Paraná, foram abordadas 65 pessoas, além de 10 carros e 11 motos.

Já em São Tomé, 29 pessoas foram abordadas e 10 veículos foram averiguados.

Em Japurá, 32 pessoas foram abordadas e 13 veículos foram vistoriados.

Em Jussara, 20 pessoas foram abordadas, 05 foram vistoriados, além de 03 bicicletas. Ainda, dois indivíduos menores de idade foram encaminhados por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, sendo apreendidas 24 pedras de crack e 01 porção de maconha.

Por fim, em Terra Boa, 42 pessoas foram abordadas, 17 veículos foram averiguados. Ainda, três cidadãos foram para à Delegacia por estarem possuindo drogas, sendo apreendidas 69 pedras de crack e 01 porção de maconha.

Além dessas ações, com os Agentes Fiscais da Prefeitura, foram realizadas orientações aos proprietários de 13 estabelecimentos comerciais de Cianorte, a fim de orientá-los quanto ao distanciamento entre mesas, uso de máscaras e álcool em gel, sendo todas as informações acatadas pelos empresários.

Fonte: Redação Folha Regional de Cianorte com informações da Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Banner Edplants, Acesse