Passeios pela Baía de Paranaguá e Ilha do Mel se destacam na temporada de cruzeiros no Paraná
Nesta sexta-feira (10), a quinta escala do navio MSC Armonia no Porto de Paranaguá atraiu 2.305 passageiros, movimentando o turismo no litoral paranaense. Entre os passeios mais procurados pelos turistas está o trajeto pela Baía de Paranaguá, conhecido como Baía dos Golfinhos, onde é possível observar golfinhos nadando próximos às embarcações, além de visitar a Ilha das Cobras, Ilha da Cotinga e ter uma visão única do navio atracado.
Experiência única para os turistas
O passeio, operado pela Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo (Barcopar) e vendido por agências locais, dura cerca de duas horas e tem sido um dos favoritos dos cruzeiristas.
Carlos Filipe, turista de Algarve, Portugal, descreveu a experiência: “A paisagem é deslumbrante e os golfinhos são incríveis. Se tivesse mais tempo, exploraria ainda mais as praias do Paraná.” Mara Alice Pereira, de Brusque (SC), que desembarcou especialmente para o passeio, complementou: “Ver os golfinhos foi mágico, recomendo a todos!”. Já Milton Félix Oliveira, de Teodoro Sampaio (SP), afirmou: “É o primeiro passeio que faço em que vejo golfinhos tão de perto. Imperdível!”.
Impacto econômico e estrutura receptiva
Estima-se que os turistas consumiram mais de 300 pacotes turísticos nesta escala, aquecendo a economia local. Com o suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) e da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Litoral), pacotes turísticos são oferecidos no centro histórico de Paranaguá, que conta com estrutura de câmbio para facilitar compras por turistas estrangeiros.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, a chegada dos cruzeiros injeta moeda estrangeira na economia local, gerando emprego e renda para os municípios. “Nosso papel é mostrar o que o Paraná tem de melhor, promovendo destinos turísticos e aquecendo o comércio regional”, afirmou.
Segurança e infraestrutura de destaque
A segurança dos turistas é um dos diferenciais do Paraná, destacou o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “O Estado é reconhecido por sua segurança, um fator decisivo para atrair visitantes. Nossa equipe está presente nos cruzeiros e principais pontos turísticos, garantindo uma experiência tranquila aos turistas.”
O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, ressaltou que a operação turística acontece simultaneamente às atividades do porto. “Além da segurança, os turistas têm a oportunidade de observar a rotina portuária, que se torna um atrativo extra”, afirmou.
Segunda temporada de cruzeiros supera expectativas
Esta é a segunda temporada de cruzeiros em Paranaguá. A primeira, entre 2023 e 2024, movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local. Para este ano, a expectativa é superar os 15 mil turistas, entre embarques, desembarques e trânsito.
Com a escala desta sexta-feira, a temporada 2024/2025 já alcançou metade das paradas previstas. Outras três escalas estão programadas até 31 de janeiro.
Verão Maior Paraná: mais atrações para turistas
A temporada de verão também oferece aos turistas uma ampla programação do Verão Maior Paraná, com shows gratuitos, atividades esportivas e atrações nas praias do litoral e região Noroeste. Toda a programação está disponível no site: pr.gov.br/verão.
Fonte: Governo do Paraná – Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR)