Melhoramento de plantas é debatido no Paraná

plantas

Com uma programação diversificada, termina hoje (17), em Foz do Iguaçu, o 9º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, aberto, na última segunda-feira (14), com o apoio dos programas de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento e de Pós-Graduação em Agronomia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O reitor da UEM, Mauro Baesso, prestigiou a solenidade de abertura, que reuniu centenas de pessoas no Rafain Palace Hotel & Convention, local da cerimônia e das demais atividades do CBMP.

Com o tema central “Melhoramento de Plantas: Projetando o Futuro”, o evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), traz, na programação, palestras, simpósios, mesas-redondas, sessões de pôsteres, minicursos e lançamento de livros.

O objetivo é propiciar a integração dos congressistas durante todo o período de realização do Congresso. Outra finalidade é possibilitar debates sobre vários temas de importância singular para os melhoristas em geral, considerando os aspectos da formação inicial e continuada de novos profissionais, a capacidade instalada, e as necessidades do melhoramento de plantas no Brasil e no Mundo no que diz respeito aos recursos humanos, genéticos e de infraestrutura de pesquisa, ensino e de prestação de serviços.

PRÊMIO –  Após a solenidade de abertura, no dia 14, houve a entrega do Prêmio Professor Ernesto Paterniani, um engenheiro brasileiro, cientista e pesquisador da área de genética, falecido em 2009. Ele foi professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e seus principais trabalhos estão direcionados ao melhoramento do milho.

Na mesma noite, o pesquisador Philip Miklas, do Departamento de Agricultura do governo dos Estados Unidos, fez a conferência “Plant Breeding – Future Prospects (Criação de Plantas, Perspectivas Futuras)”. A conferência teve a moderação da professora Maria Celeste Vidigal, do Departamento de Agronomia (DAG), da UEM,

O 9º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas também tem, no apoio e na organização, o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri) e o Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento, da UEM; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministério da Agricultura e do Abastecimento; e da Fundação Araucária.

Texto e foto: ASC UEM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*