13 Casos confirmados de Coronavírus em Cianorte

Nesta segunda-feira (6), mas dois casos foram confirmados pelas autoridades de saúde em Cianorte, somando agora um total de treze casos na cidade, desse total duas pessoas ainda se encontram em isolamento domiciliar, dez foram totalmente curados já estando imune a doença, e um veio a óbito. Além disso, foram descartados 44 casos e 05 estão em investigação, ou seja, aguardando o resultado de exames.

Os dois novos casos são, um homem de 51 anos, e uma mulher de 44 anos, ambos tiveram contato direto com pessoas que foram contaminadas em viagem realizada aos Emirados Árabes. Até aqui Cianorte teve apenas dois caso, que fugiram a essa regra, um homem que provavelmente tenha sido contaminado durante viagem a São Paulo, e o caso do médico, que embora a princípio a divulgação tenha sido de contaminação por contato com esse mesmo grupo, até por que possuía um grau de parentesco com uma das pessoas desse grupo, a que tudo indica a contaminação aconteceu realmente durante um “Cruzeiro Nacional”.

Nesses dois novos casos, ambos se recuperam bem, estão em suas casas em isolamento domiciliar. No Boletim divulgado pelo Governo do Estado as 15h30, os dois novos casos registrados em Cianorte não haviam sido contabilizados, assim como a atualização de outras Regionais. Nesse boletim o Paraná tinha 466 confirmados, 14 óbitos, 4.867 descartados e 156 em investigação.

MORTE

Em comunicado oficial pelas redes sociais a Prefeitura de Cianorte, confirmou na manhã do último sábado (4), o falecimento do médico Nelson Martins Schiavinatto de 80 anos, ocorreu por volta das 23h na noite anterior, ele foi internados há alguns dias com complicações respiratórias, e realizou exames onde testou positivo para o novo coronavírus.

Quando o caso foi divulgado, o monitoramento indicava que possivelmente a contaminação, do médico, teria acontecido pelo contato direto com uma das pessoas que fez parte do grupo que foi aos Emirados Árabes, indicava inclusive um grau de parentesco com ela. No entanto na divulgação de sua morte a causa de contaminação apresentada foi outra.

Segundo nota, da Prefeitura de Cianorte, ele foi contaminado ao participar de um cruzeiro Nacional entre os dias 9 e 13 de março. Essa informação gerou uma série de dúvidas, nas redes sociais, onde muitos internautas começaram a questionar o fato. A fim de saber onde as informações se desencontraram?

O médico chegou a Cianorte em 1970, é um dos pioneiros e sempre foi muito querido por todos, apesar dos cabelos brancos e de seus 80 anos, sempre esbanjou saúde e vida. Pelas redes sociais familiares prestarão suas últimas homenagens.

Seguindo os procedimento próprios para esse momento de pandemia ele foi enterrado, ainda no sábado por volta das 10h. Que sua história e o seu simpático sorriso fique na mente e no coração de todos aqueles que tiveram o prazer de conhecê-lo.

COMÉRCIO

Em uma live no final da tarde desta segunda-feira (06), o prefeito Claudemir Romero Bongiorno comentou sobre os casos de COVID-19 em Cianorte, e destacou que os novos casos confirmados tiveram o material coletado para exame já havia sido coletado há alguns dias, devido à demora do Laboratório Central do Estado (LACEN-PR) em entregar o resultado dos exames.

Desta forma, a situação do Coronavírus em Cianorte encontra-se dentro do previsto e em controle. Assim, nesta quarta-feira (08) o comércio de Cianorte poderá reabrir desde que siga as normas impostas pelos decretos referentes ao coronavírus e também as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para evitar novos contágios.

Entre as medidas que estavam em vigor, houve algumas modificações, como por exemplo o toque de recolher, que passa a vigorar as 21:30 horas. Os mercados também passam a funcionar das 08 às 21 horas, e poderão voltar a abrir aos domingos.

As medidas e recomendações podem ser acompanhadas na Edição eletrônica nº 1732 do Órgão Oficial da Prefeitura Municipal de Cianorte no link: http://upload.cianorte.pr.gov.br//publicacoes-oficiais/1732/1732.pdf, que trás o Decreto Nº 62 que declara o estado de Calamidade Pública em Cianorte; o Decreto nº 63 que altera medidas dos decretos anteriores e apresenta novas medidas; e Resolução nº 01 da Secretaria Municipal de Saúde que apresenta as regras de segurança e higiene que deverão ser obedecidas por todos os estabelecimentos em funcionamento no Município de Cianorte como forma de enfrentamento da emergência de Saúde Pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19). (Com informações do Portal Cidade de Cianorte e Prefeitura Municipal de Cianorte)

Compartilhe: