Yes! Nós também temos Rock N’ Roll!

Bandas de Cianorte e Região tem buscado o reconhecimento no cenário musical neste estilo que conta com diversas vertentes

Em busca de reconhecimento a Banda Mãe Biela está gravando seu primeiro demo

Em busca de reconhecimento a Banda Mãe Biela está gravando seu primeiro demo

O povo cianortense tem um gosto musical muito diversificado que incluem sertanejo, pop, pagode, entre outros estilos musicais, incluindo o Rock e prova disso são os cantores que tem se destacado por toda a região como Thiago Brado no gospel, Hester e Helena, Thais Juliana e João Viola e Marcos Vinícius no sertanejo, entre outros.

Mas o Rock também tem espaço na cultura musical cianortense, tanto que na década de 70 duas bandas fizeram muito sucesso nos bailes: a Argus que apresentava uma proposta mais agressiva e que foi idealizada por um grupo de alfaiates e a The Lonely Boys que “balançava” os casais com um rock mais romântico. Outras bandas também tomavam conta do gosto musical nesta época, como Os TNT e Os Profissionais.
Recentemente, em junho 2013, durante o reencontro de Cianortenses “Amigos para Sempre”, realizado no Cianorte Clube, os integrantes da Banda The Lonely Boys (Wilmar, Pedrinho, Jayminho, João Qualioto e Cidão) se reuniram, após 33 anos separados, para reviver os sucessos da época.
Nos dias de hoje o cenário do Rock Cianortense também continua vivo com diversas bandas como Mãe Biela, No CrowdSurfing, Venancio, Wlotus, Terapia, Necropoliz, Pilar 36, entre outros. Aos poucos estes grupos tem procurado por seu espaço no cenário musical realizando shows em Cianorte e na região, muitas vezes com canções próprias.
No último mês de junho, algumas destas bandas estiveram se apresentando num evento que atraiu um bom público; o Rock Na Praça, realizada no Largo Independência e que contou com apoio da Divisão da Cultura da Prefeitura Municipal de Cianorte.
E é com o intuito de dar um apoio a essas bandas, que a Folha Regional de Cianorte aproveita a comemoração do Dia Mundial do Rock, no último dia 13 de julho, para trazer um pouco mais sobre algumas bandas que tem crescido na Capital do Vestuário.

MÃE BIELA

A Banda Mãe Biela tem feito várias apresentações em casas de shows na região

A Banda Mãe Biela tem feito várias apresentações em casas de shows na região

Em 2004 por Adriano Ramos (Donk), Thiaguinho e Hugo Barros (Galizé), com o propósito de tirar um som sem compromisso, formaram a Banda Mãe Biela, influenciada por bandas como Ramones, Nirvana, Raimundos, Ratos de Porão, Alice In Chains, Red Hot, Helmt, Off Spring, Sepultura, entre outras.
Em 2005 Thiaguinho saiu da banda para cursar a faculdade e foi substituído por Paulo Renato, neste mesmo ano o grupo ganhou um novo integrante Rafael Alves (Berne) que passou a fazer os vocais. Foi nesse período que a Mãe Biela resolveu transformar a diversão em profissão, começando a tocar em colégios, encontros, eventos e festas. O grupo também começou a divulgar suas próprias músicas compostas em parceria entre Adriano e Paulo Renato.
Entre 2008 e 2009, Rafael mudou-se de cidade e teve que deixar a banda. Por motivos pessoais, Paulo Renato também saiu da banda. Apesar disso, Hugo e Adriano não desistirão do sonho e procuraram por um novo baterista que surgiu na forma de Diego Maricato (Guaxe) e novamente a Mãe Biela voltou a fazer suas apresentações. Pouco depois um novo integrante se juntou ao grupo, o guitarrista solo Danilo Athos, que já era amigo de infância de Hugo e Adriano.
No Início de 2012,  Thiago Andrian passou a empresariar a Banda Mãe Biela que passou a fazer várias apresentações em casas de shows na região como HB Rock, Chácara Primavera, Tribos, Café do Pátio, Vegas,entre outras. Em 2013, Diego deixou a bateria da Banda, que buscava por uma nova sonoridade. E neste mesmo ano o grupo ganhou um novo integrante: Eduardo Moreira que assumiu o vocal. Anteriormente, ele integrava a Banda Crusher, . E ele afirma que estava afim de tocar algo diferenciado e veio para Mãe Biela, trazendo consigo seu amigo Rafael Rasso como baterista. Atualmente a Banda Mãe Biela encontra-se na gravação do primeiro disco demo, tendo como integrantes Eduardo (voz), Adriano (Baixo), Hugo (Guitarra), Danilo (Guitarra/Segunda Voz) e Rafael (Bateria/Terceira Voz).

WLOTUS

Com uma pegada que une Rock, Pop e Reggae a Wlotus tem conquistado muitos fãs

Com uma pegada que une Rock, Pop e Reggae a Wlotus tem conquistado muitos fãs

Em fevereiro de 2011, um grupo de amigos – William Marcel, Luan Gustavo e Renan Moreira – se uniu para alçar vôo no cenário musical, formando a Banda Wlotus com uma pegada que mistura rock, pop e reggae.
O nome da banda é inspirada na Flor de Lótus branca que significa renascimento, superação, sendo a grande celebração do ser vivo, e este é o estado de espírito dos membros da banda que pegaram a inicial de White (branco em inglês) e acoplaram com Lotus (a flor) originando-se assim o WLotus.
Em 2013, a banda Wlotus participou do quadro “Estúdio Plug” do programa Plug exibido pela afiliada da Rede Globo RPCTV. O grupo tem apresentado seu talento em várias oportunidades, tocando em escolas e casas de show de Cianorte e região.

NO CROWD SURFING

Recentemente a banda No Crowd Surfing gravou seu primeiro disco

Recentemente a banda No Crowd Surfing gravou seu primeiro disco

Nascida ‘dentro da sala de aula’ a banda de rock alternativo No Crowd Surfing reuniu quatro amigos de estudos na paixão pela música. O grupo tem se apresentado com canções próprias durante shows em bares e festas em chácaras. A No Crowd Surfing tem inspiração em Joy Division, The Smiths, Dinosaur Jr. e coisas atuais como Yuck.
O No Crowd Surfing conta hoje com um repertório com nove músicas próprias mais versões de Smiths, The Cure, Smashing Pumpkins, entre outros. O quarteto – composto por Murilo Marin (guitarra e vocal), Fernando Tommaselli (guitarra e vocal), Eduardo Nani (bateria e backing vocal) e Zane Bertolino (baixo e vocal) gravou recentemente seu primeiro disco .
Segundo os integrantes, a origem do nome saiu de um vídeo da música “Our bovine public”, da banda The Cribs, onde aparece um cartaz proibindo no bar o famoso stage diving com as pessoas “surfando” sobre a plateia.

JACK VINTAGE

Inspirada no Rock n' Roll clássico a Banda Jack Vintage tem se apresentado todos os fins de semana

Inspirada no Rock n’ Roll clássico a Banda Jack Vintage tem se apresentado todos os fins de semana

Com uma melodia centrada no Rock n’ Roll Clássico, a Banda Jack Vintage surgiu em dezembro em 2013, sendo composta por Douglas Willi (guitarra e back vocal), Danilo Pires (baixo), Rodrigo de Jesus (violão e voz) e Ordep (bateria).
Tendo inspiração em Bandas como Deep Purple, ACDC, Guns n’ Roses, Led Zeppelin, Beatles, Black Sabath, entre outros, o Jack Vintage tem se apresentado todos os fins de semanas em barzinhos, casas de shows e eventos em Cianorte e região, angariando uma legião de fãs.

 

 

MENDIGOS DE PELÚCIA

A Banda Mendigos de Pelúcia, de Tapejara, está criando um repertório próprio para seus shows

A Banda Mendigos de Pelúcia, de Tapejara, está criando um repertório próprio para seus shows

Uma conversa que virou um projeto. Assim surgiu a Banda Mendigos de Pelúcia, depois de Fagner Faxina (ex guitarrista da banda Coquetel Molotov) durante uma conversa com Paulinho Ferreira (Baterista da Banda Estrela de Davi) mencionar que estava a de realizar um projeto musical com uma banda com raízes no Punk Rock e Blues preservando a pegada do Rock Clássico. Depois que Paulinho levou a ideia a Igor Mateus (Contrabaixo), Felipe Balesteiro (Guitarra e Backing Vocal) e Jhonathan Vieira “Sergipe” (Guitarra base), os cinco abraçaram o sonho e começaram os ensaios. O nome da banda “Mendigos de Pelúcia” surgiu alguns ensaios depois numa alusão satírica a meritocracia da sociedade organizada.
A primeira apresentação da banda foi em Novembro de 2013 no Colégio Estadual Santana de Tapejara. Desde então a banda tem tido um numero crescente de fãs e seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter, You Tube). Em fevereiro de 2014 Paulinho Ferreira, anunciou sua saída, pois após ter passado no vestibular teve que se mudar para Realeza (PR). Sua vaga foi ocupada por Uillian Padilha.
Hoje a Banda Mendigos de Pelúcia ainda preserva suas influencias do Punk, Hard Rock, Blues e Rockabilly e continua fazendo cover’s das Bandas: Guns ‘n Roses, Metallica, The Beatles, Pearl Jam, Sistem of Down, Legião Urbana, Raul Seixas, Garotos Podres, Engenheiros do Hawai, entre outros.
Recentemente o grupo lançou suas duas primeiras canções “Exorbitante” e “Australopsapiens – Um novo Neanderthal”. Para 2014 os Mendigos de Pelúcia tem como projeto criar um repertório exclusivo da banda, que já fará apresentações em Minas Gerais no mês de agosto e em Curitiba no mês de setembro.

NA REDE
As redes sociais tem sido um dos principais meios de divulgação do trabalho destas e de outras bandas de rock de Cianorte e Região. Todas elas tem página própria no facebook e em outras mídias como Twitter.
O facebook também é o berço do Rock Cia, uma idéia criada em março de 2012 no meio de uma tarde de trabalho por dois amigos – Thiago Adrian e Bruno Henrique Tedardi – ambos amantes de Rock e suas vertentes, que em maio de 2012 tornou-se em uma Corporação Independente que atua para divulgar as bandas de Cianorte e Região, que estão cada dia mais se aperfeiçoando em suas músicas, letras e ideologias.
Como explica Thiago, a ideia do Rock Cia é unir a turma que curte rock. “Queremos servir como um espaço para a divulgação do rock n´roll em Cianorte. As pessoas não imaginam quantas bandas talentosas existem hoje fora do mercado e nosso intuito é esse, divulgar esse trabalho”, comentou.

MAIS
Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho das bandas aqui apresentadas basta olhar e curtir no facebook:
Mãe Biela https://www.facebook.com/MaeBiela
Wlotus https://www.facebook.com/WLotusbanda
No Crowd Surfinghttps://www.facebook.com/nocrowdsurfing
Jack Vintagehttps://www.facebook.com/pages/Jack-Vintage/727265477325600
Mendigos de Pelúciahttps://www.facebook.com/MendigosDePelucia
Rock Cianortehttps://www.facebook.com/rockcianorte

Texto: Juliano Secolo Fotos: Divulgação e Andye Iore

Compartilhe: