Vistoria de veículos agora é digital em todo Paraná

vistoria

A partir de hoje (18), as vistorias de veículos feitas nas 101 unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e nos 946 despachantes do Estado serão feitas de forma digital. O sistema eletrônico e inédito no Brasil vai tornar o procedimento mais rápido e seguro, sem acúmulo de papel ou burocracia.

Um aplicativo de celular permite que os servidores do Detran e despachantes credenciados ao órgão façam a vistoria passo a passo, com inclusão de fotos, observações importantes e dados de identificação do veículo.

“A vistoria será totalmente digital, feita no celular e transmitida pela internet diretamente para nossos sistemas. Assim, o Detran vai acompanhar os procedimentos em tempo real e o cidadão terá mais segurança no processo”, explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar).

“O diálogo foi importante para avançar e tornar realidade um projeto que é único no Brasil e atende plenamente o pleito dos despachantes”, avalia o presidente do Sindepar, Everton Callamuci. “Esta ferramenta facilita muito o trabalho dos vistoriadores e torna o processo mais ágil. É um aplicativo fácil de usar.”

O aplicativo apresenta um roteiro em que são preenchidas informações de placa, número do Renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, itens de segurança e até mesmo avarias encontradas.

CONTINUIDADE – Os testes iniciais e o treinamento dos vistoriadores foram feitos em 2015. Os treinamentos e a capacitação de despachantes e vistoriadores serão mantidos nos próximos anos. Em 2016, o Detran teráuma programação regular de cursos por meio do sistema de videoconferência da Escola Pública de Trânsito da autarquia.

Serão apresentados aos profissionais a atualização de procedimentos, técnicas de identificação veicular e vistoria, introdução à vistoria eletrônica, técnicas de revisão de processo e os códigos de normas.

Texto e foto: Detran-PR

Compartilhe: