Visita à reserva florestal e limpeza de rio encerram as ações do Junho Verde

Em decorrência do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o último mês foi dedicado à realização de diversas ações para chamar a atenção dos cianortenses em relação à preservação dos recursos naturais. A programação, denominada Junho Verde, contou com a distribuição de mudas, plantio de árvores, visitas à Trilha das Perobas, feirinha de adoção do Canil Municipal, arrastão do lixo eletrônico, saída fotográfica na natureza e foi encerrada, no último final de semana, com um passeio orientado à Reserva Biológica das Perobas (Tuneiras do Oeste) e a limpeza do Rio Cristalino. Todas as atividades foram promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e contaram com parceiros.

A visita à unidade de conservação, realizada na manhã da última sexta-feira (29), teve a participação de membros do Projeto Agente Ambiental Escolar e foi conduzida por um guia treinado do ICMBio – Instituto Chico Mendes MMA pela Ecotrilha. “Foi um passeio muito valioso para o conhecimento da biodiversidade da Mata Atlântica presente no noroeste do Paraná, que abriga perobas de mais de 30 metros de altura e centenas de espécies de animais silvestres”, destacou a chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEMMA, Cristiane Roco.

Já a limpeza do Rio Cristalino, que fica dentro do Parque Cinturão Verde, mais especificamente no Jardim Santa Felicidade, foi efetuada na manhã do último sábado (30) e contou com o apoio da Brigada Florestal, do Tiro de Guerra (TG 05/011) e do Rotary Club Cinturão Verde. “Percorremos toda a extensão do córrego e, no total, retiramos duas toneladas de resíduos, provenientes do descarte irregular do lixo. Por isso, fazemos um apelo à população e pedimos a contribuição de todos para mantermos nossos rios limpos e, assim, preservarmos os recursos naturais”, frisou o responsável pela SEMMA, Guilherme Comar Schulz.

Com a conclusão do Junho Verde, o secretário fez um balanço positivo. “Foram atividades bastante produtivas. Assim, agradecemos a cada um que prestou seu tempo aos trabalhos. É importante lembrar que todas as ações realizadas durante o mês, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, são, na verdade, efetuadas periodicamente pela Prefeitura, no entanto, dedicamos este período ao envolvimento da sociedade, com o objetivo de conscientizar e conquistar parceiros para a conservação de nossos patrimônios naturais. Com isso, temos certeza de que Cianorte ganhou novos defensores ambientais”, avaliou Guilherme.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: