Vestibular da UEM já tem mais de 30% de faltosos

vestiba-verao2016

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou, nos dois primeiros dias do Vestibular de Verão 2015, 30,33% de faltosos, percentual bem acima da média dos concursos anteriores.

Ontem (14), no primeiro dia de provas, com as questões de Conhecimentos Gerais, o índice foi de 29% e, hoje (15), subiu para 30,33, segundo a Comissão do Vestibular Unificado (CVU).

Conforme a presidente da CVU, Raquel Natali, o percentual é alto mas não a surpreendeu, porque é preciso levar em conta que a UEM foi a última instituição de ensino superior do Paraná a realizar o Vestibular de 2015.

As demais universidades estaduais e a Universidade Federal do Paraná já fizeram o concurso e divulgaram o resultado. Com isso, conforme avaliação da presidente da CVU, muitos candidatos, ao se matricularem em outras instituições, deixaram de prestar o Vestibular da UEM.

O calendário do concurso sofreu atraso, vale lembrar, devido à greve ocorrida nas instituições estaduais públicas do Estado, o que causou, também alterações no calendário acadêmico como um todo.

Ainda de acordo com Raquel, tanto ontem quanto hoje o clima foi de tranquilidade no concurso, sem o registro de ocorrências graves. A CVU foi notificada quanto apenas alguns atendimentos ambulatoriais, como sintomas de náuseas e vômitos, em razão, principalmente, da ansiedade dos vestibulandos.

Nesta segunda-feira (15), foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa; Língua Estrangeira; e Redação.

O Vestibular prossegue amanhã, sempre das 9 às 13 horas, com as questões de Conhecimentos Específicos. As provas estão sendo aplicadas em Maringá e outras oito cidades paranaenses: Apucarana, Cianorte, Campo Mourão, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

A lista dos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 7 de março, a partir das 10 horas, no site da UEM. A matrícula deverá ser efetivada entre os dias 21 e 23 de março. No dia 4 de abril, a Diretoria de Assuntos Acadêmicos publicará o Edital de vagas, em segunda chamada pela internet . As aulas terão início no dia 11 de abril.

No total, foram inscritos 14.405 candidatos, dos quais 12.353 são do Paraná. O número é um pouco menor do que o registrado na edição anterior, que teve aproximadamente 16,6 mil inscrições. Os candidatos irão concorrer a 1.514 vagas, distribuídas em mais de 60 cursos de graduação nos câmpus de Maringá, Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Goioerê e Ivaiporã.

Do total de vagas, 286 são reservadas para o sistema de cotas adotado pela UEM e que atende, entre outros requisitos, candidatos que comprovem baixa renda familiar. Para outras informações entre em contato com a Comissão Central do Vestibular Unificado, no Bloco 28, câmpus universitário, fone 44 3011-4450.

Texto e foto: ASC UEM

Compartilhe: