Vereadores de Cianorte prestigiam solenidade ao Patrono da Polícia Militar do Paraná

Na manhã desta segunda-feira (20), na sede do Corpo de Bombeiros de Cianorte – com a presença de policiais da 5ª Companhia Independente da Policia Militar (5ª CIPM), do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente (8º SGBI) e das policiais Ambiental e Rodoviária de Cianorte – houve uma homenagem ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, comemorado em 17 de maio, dia do seu nascimento.

Os vereadores Marcia Pereira, Santina Buzo e Victor Hugo Davanço, ressaltaram a importância da homenagem e da polícia para Cianorte e região. “Em nome da Câmara Municipal, gostaríamos de parabenizar todos os policiais presentes no evento ou que neste momento estão nas ruas, independente da área de atuação, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, em especial, ao cabo Aguilera”, parabenizam.

HOMENAGEM

O cabo Odair José Aguilera, após 25 anos de serviços prestados à 5º CIPM, integrará o 3º Pelotão da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Ambiental. Na ocasião, o homenageado recebeu um presente entregue pelo major Balbino.

PRESENÇA

Além dos vereadores, houve a presença do comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Cianorte, major Elisvaldo Balbino dos Santos, que, na oportunidade, leu uma mensagem da comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, alusiva a data; do comandante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Cianorte, major Adriano Alves de Souza; do comandante da Polícia Ambiental de Cianorte, sargento Marcelo Fanti; do comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Cianorte, subtenente Antônio Sérgio Dinardi e do prefeito de São Tomé, Océlio Leite.

PATRONO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu em 17 de maio de 1882, no estado do Ceará. Em 1903, veio para o Paraná. O seu ingresso na Polícia Militar do Paraná foi em 1907, com 25 anos, no então regimento de segurança. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do estado, como na ‘Batalha do Irani’, em 22 de outubro de 1912. Ao longo da carreira, inclusive, recebeu muitas condecorações, sendo a principal delas: a ‘Medalha de Serviços Militares’, por ter tomado parte na ‘Campanha do Contestado’. Faleceu no dia 21 de abril de 1934.

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: