• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


21 de setembro de 2017

9:09

Venda casada de alimentos e bebidas no cinema é proibida

Publicado em 24 de agosto de 2017

cinema2

Consumidores devem ficar atentos na hora de aproveitar o tempo livre para assistir aos filmes em cartaz: as empresas não podem proibir a entrada, nas salas de exibição, de alimentos e bebidas comprados fora do cinema. Essa prática chama-se venda casada e, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça, lesa os direitos do consumidor.

A venda casada ocorre quando alguém condiciona, subordina ou sujeita a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço. É uma prática expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e considerada uma infração contra a ordem econômica.

O STJ considera como abusiva a prática das redes de limitar a aquisição de alimentos e bebidas apenas ao interior do cinema, muitas vezes a preços superiores à média de mercado.

Baseando-se nisso, uma sentença do Tribunal de junho do ano passado, proibiu a prática e a fixação de cartazes alertando os consumidores a não entrar nas salas cinematográficas com bebidas ou alimentos adquiridos em outros estabelecimentos.

Caso descumpram a decisão e venham a restringir a liberdade dos clientes, as redes terão de pagar multa de R$ 30 mil para cada caso de descumprimento da ordem.

Caso o consumidor se sinta lesado dessa ou de alguma outra forma, pode também registrar reclamação no www.consumidor.gov.br. O canal é monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça; e também por Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e toda a sociedade.

Texto e foto Portal Brasil

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais