VBP dos municípios pode aumentar 30% com integração no solo

reuniao03

Aconteceu na manhã de ontem (5), na ACIC, em Cianorte uma reunião com órgãos e associações agrícolas da região para preparar um grande evento de apresentação de um projeto do solo com Integração entre Lavoura e Pecuária (ILP).

O programa visa ampliar em 30% o Valor Bruto de Produção (VBP) das cidades da região. “Há muitas áreas com pasto degradado na região”, explica o diretor geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Otamir Cesar Martins, que comandou a reunião. “Com a integração, melhora a pastagem e o produtor tem mais uma produção de outra cultura, aumentando sua renda e o VBP do município. Vamos aumentar a riqueza do Noroeste”.

O evento acontecerá em Cianorte no final desse mês com a participação do governador Beto Richa, do secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, de prefeitos, secretários municipais de Agricultura e representantes de órgãos e associações rurais, devendo reunir 107 cidades.

A estimativa da Seab é que a renda familiar em 50% das propriedades rurais desses municípios seja menor que dois salários mínimos. E há grande área de solo degradado. “A região de Cianorte está bem caracterizada nesse quadro e seremos muito beneficiados com a implantação de mais ILP”, comenta o chefe do Núcleo Regional da SEAB de Cianorte, Francisco Cascardo Neto, que fez uma articulação nos bastidores para a cidade sediar o evento. “Principalmente com a diminuição da produção de cana-de-açúcar na região”.

POTENCIAL – Segundo dados apresentados pela Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar) na reunião, a região do Arenito tem 1,5 milhão de hectares com pastagens degradadas. O Paraná tem apenas 450 mil hectares com áreas integradas, enquanto outros estados tem quase cinco vezes mais de integração. “A Cocamar já trabalha isso com seus cooperados e fazemos Dias de Campo sobre o tema”, informou o gerente técnico da cooperativa, Renato Watanabe. Ele sugeriu apresentar casos de sucesso de integração do solo na região para estimular os outros produtores a terem a iniciativa.

reuniao02Participaram da reunião ontem em Cianorte 20 pessoas representando a Seab, Emater, Cocamar, Ceasa, Instituo de Florestas, prefeituras, entre outros.

Integração recupera e melhora o solo

A Integração entre Lavoura e Pecuária (ILP) é mais otimista com a mudança de mentalidade com os herdeiros assumindo o trabalho no campo no lugar da geração anterior.

A reforma das pastagens reduz os casos de erosão e ajuda a engordar o gado que tem alimento o ano todo.

A integração deve ser feita com assistência técnica e tecnologia dos órgãos rurais e associações. É feita uma análise do tipo de solo e clima da região.
Entre as opções na região do Arenito estão a soja, milho, mandioca e floresta plantada.

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

Compartilhe: