Vacinação contra a gripe mobiliza milhares em Cianorte

vacina02

Parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, proposta pelo Ministério da Saúde, aconteceu no último sábado (13), em Cianorte, o Dia D de mobilização, em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da sede e dos distritos, e a Sala de Vacina atenderam em horário especial. Na data, que contou com a presença do personagem Zé Gotinha divulgando a mobilização pelas ruas, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 1.762 doses, que somadas as que já haviam sido aplicadas desde o início da Campanha, atingiram 70% do público alvo, o equivalente a 10.254 doses.

“Estamos satisfeitos com o resultado obtido até o momento. Entretanto, ainda temos como propósito aplicar mais4.325 doses até o final da campanha, que segue até a próxima sexta-feira, dia 26”, comenta a secretária municipal de Saúde, Michely Viguiato Pricinotto.Devem procurar o serviço, crianças de seis meses às menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas) e portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), professores em atividade em escolas públicas e privadas, e profissionais da saúde.

“Para receber a vacina, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças”, alertou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas. A dose é gratuita e protege contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B.

NÚMEROSDados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde hoje (15), registram que o público que mais procurou se imunizar, até o momento, foram as puérperas, com 97,6% da meta atingida. Elas são seguidas pelos idosos, com 79,1%; trabalhadores da saúde 67,1%; gestantes com 59%; e crianças com 54,6%. Para os portadores de doenças crônicas e professores em atividade não existe meta estabelecida. Toda a comunidade prisional do município foi imunizada na última semana.

Texto e foto: Ascom PMC

Compartilhe: