• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


24 de novembro de 2017

9:06

UPA será inaugurada com ministro em Cianorte

Publicado em 30 de junho de 2016

 upa02Em Cianorte, uma estrutura de quase dois mil m², edificada na Avenida Piauí, nº 281, chama a atenção de todos os que passam pelo lado de fora, nas proximidades do Centro Social Urbano. E não é por menos. Trata-se da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) da Capital do Vestuário, que será inaugurada amanhã (1º de julho) com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Os investimentos, só na construção, foram de R$ 4,5 milhões – sendo parte do Governo Federal e cerca de R$ 2,8 milhões de recursos próprios do Município. Já as instalações internas, que receberam móveis planejados e equipamentos de última geração, poderão ser conhecidas na noite de amanhã, com a solenidade que celebra a inauguração do local.

A cerimônia terá início às 19h30min e contará com a presença ilustre do ministro da saúde, Ricardo Barros, além de outras autoridades no âmbito federal, estadual e municipal. “Todos os cianortenses estão convidados para conhecer a maior obra já realizada no município e uma das mais completas UPAs do Brasil. Tenho a certeza de que quando adentrarem as instalações saberão porque a inauguração demorou. É grande, é diferente e é moderna”, destacou o prefeito Bongiorno, juntamente com o vice, Serginho e o deputado estadual Jonas Guimarães, em visita à estrutura na tarde de hoje (30).

Com salas para monitoramento, microcirurgias, isolamento, ultrassom, raios-X, eletrocardiografia, laboratório para exames, farmácia, leitos pediátricos e adultos, entre outros, a UPA cianortense possui o status de um mini-hospital e oferecerá serviços à saúde ininterruptamente (24 horas), com cerca de 200 funcionários e capacidade de atendimento de até 300 pacientes por dia, com sistema integrado à rede de Atenção Básica municipal, SAMU e hospitais.

O início do funcionamento, devido às habilitações do Ministério da Saúde, está previsto para o mês de agosto. “Em atividade, a UPA marcará a história do atendimento público municipal à saúde em Cianorte, garantindo mais tranquilidade e qualidade de vida para a população, que anseia e merece contar com uma estrutura como esta, pela qual tanto trabalhamos”, apontou o presidente da Câmara Municipal, Dadá, juntamente com os vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio do Pátio e Márcia Pereira. A visita também foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Júnior; pelo secretário de Saúde, Rogério Sossai; e pela chefe da Divisão de Administração da Saúde, Melissa Meneguetti Bacon.

Texto: Ascom Prefeitura de Cianorte / Foto: Andye Iore

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais