Universidades e atendimento social recebem veículos

veiculosO Governo do Paraná reforçou a frota de veículos das sete universidades estaduais com o repasse de 14 vans para dar suporte às atividades de rotina das instituições e melhorar as condições de deslocamento de professores e alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. A entrega foi realizada hoje (5) pelo governador Beto Richa.

Foram adquiridos dois veículos para cada universidade, com investimento de R$ 1,7 milhão do Fundo Paraná. Na mesma solenidade foram repassadas dez vans doadas pela Renault à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Trata-se de uma contrapartida aos incentivos recebidos pela montadora francesa, que está enquadrada no programa Paraná Competitivo.

Richa ressaltou que os novos veículos ajudam a suprir uma demanda das instituições de ensino superior, além de auxiliar no atendimento às comunidades carentes no meio rural do Estado. “Temos universidades em todas as regiões do Paraná que atuam, muitas vezes, em comunidades mais distantes, de difícil acesso. Com esses novos veículos procuramos auxiliar nesse deslocamento e ajudar nas pesquisas”, disse ele.

O governador também destacou a importância do repasse das demais dez vans, que permitirão aos municípios contemplados realizar o atendimento social às famílias rurais com mais qualidade e agilidade. “Essa é uma parceria que acontece com a Renault do Brasil, numa contrapartida em função dos incentivos fiscais, liberados pelo Governo, para ampliar os seus investimentos no Paraná.”

SOCIAL – Nove veículos entregues para a Secretaria da Família são adaptados para o atendimento a famílias que vivem em comunidades rurais e isoladas. Eles serão enviados para Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Ivaí, Mangueirinha, Prudentópolis, São Jerônimo da Serra, São Miguel do Iguaçu, Tibagi e Turvo. A meta é que 13 mil famílias sejam beneficiadas. Um outro veículo é adaptado para pessoas com deficiência e segue para uso das Residências Inclusivas de Irati.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, afirmou que os veículos são fundamentais para que o programa Família Paranaense chegue aos beneficiários. Geralmente são quilombolas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. “Com o veículo adaptado como unidade móvel, podemos chegar a essas comunidades, inseri-las em programas sociais, monitorar e acompanhar. Com isso, não deixamos ninguém de fora das ações”, afirmou.

Com este lote, chega a 18 o número de veículos repassados pela Renault desde 2011, quando foi assinado protocolo em que a empresa se comprometeu a investir parte dos incentivos recebidos do Estado em ações de interesse social. Os veículos são destinados a municípios que executam o programa Família Paranaense. Já foram contemplados Manoel Ribas, Lapa, Nova Laranjeiras, Ortigueira, Palmas (em 2014), Cândido de Abreu, Guaraqueçaba e Tamarana (em 2016).

A própria montadora adaptou os veículos para serem usados como unidade móvel de atendimento. Além da pintura externa, são equipados com toldo externo fixo, caixa de som com microfone, cadeiras dobráveis de alumínio, ar-condicionado portátil, notebook e impressora, cadeira secretária, cadeiras fixas, data show, telão pequeno e frigobar.

ATIVIDADES ACADÊMICAS – As vans repassadas às universidades são do modelo Master Vitré. O secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, disse que os novos veículos contribuem para o exercício das atividades acadêmicas das universidades. “O reforço da frota estende o alcance das instituições, auxiliando em programas como Universidade Sem Fronteiras e outras necessidades”, destacou.

Texto e foto: AE-PR

Compartilhe: