Umuarama identifica seus potenciais para atrair investimentos

A governadora Cida Borghetti esteve em Umuarama, região noroeste do Paraná, onde assinou convênios para aquisição de veículos para atividades técnicas da secretaria municipal de Agricultura, com a secretaria de Desenvolvimento Urbano/Paraná Cidades, lançou o Diagnóstico Sócio-Econômico do Programa municipal para atração de investimentos no município de Umuarama e empossou a chefe do Ciretran, Silvia Cristina Vendrame e Marcelo Alvarenga Panizzi, como diretor-geral do Detran/Pr. Presentes: prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Neto, os deputados, Ricardo Barros, Alex Canziani, Osmar Serraglio, Fernando Scanavaca, Tião Medeiros, Jonas Guimarães, Claudio Palozi, entre outros Umuarama, 08-06-18. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Umuarama, no Noroeste do Paraná, tem forte potencial para atração de investimentos não só em áreas tradicionais, como a agroindústria, mas também para fomentar outros segmentos, com novas empresas e empregos para o município. A identificação dos potenciais e dos setores alvos capazes de promover o desenvolvimento da cidade estão no diagnóstico para o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), elaborado pela Paraná de Desenvolvimento, agência pertencente ao Governo do Estado, junto com a prefeitura e empresários locais.

O diagnóstico foi apresentado nesta sexta-feira (9) em reunião da governadora Cida Borghetti com o prefeito Celso Luiz Pozzobom, o presidente da Paraná Desenvolvimento, Adalberto Neto, e lideranças do município. “Um trabalho importante, fundamental para planejar e orientar o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou a governadora.

É essa a estratégia, estimular o crescimento observando o potencial e a aptidão de cada cidade e região. Como governo municipalista, buscamos o desenvolvimento das cidades, porque é onde está a população e o nosso foco são as pessoas”, disse ela.

Umuarama é um dos 11 municípios onde o PMAI foi instituído, como apoio institucional do Governo do Estado para estimular o desenvolvimento regional. O diagnóstico socioeconômico aponta deficiências e oportunidades e as estratégias são formuladas com a participação da comunidade e do setor produtivo.

INTERESSADOS

Segundo o prefeito Celso Luiz Pozzobom, como uma das cidades polos do Noroeste, Umuarama desperta interesse de investimentos em setores urbanos. “Há interesse e estamos investindo forte em infraestrutura para atrair novos empreendimentos. Temos empresários interessados. Com esse diagnóstico em mãos vamos para apresentar ao empresariado as oportunidades de avançar em setores já estruturados e abrir outros segmentos”, disse ele.

Pozzobom destaca que, além de deter um dos maiores rebanhos bovinos do Paraná e ser forte em produção de carnes, Umuarama é também o segundo polo moveleiro do Estado e tem forte presença na construção civil.

PARANÁ COMPETITIVO 

O presidente da Paraná Desenvolvimento destaca que o PMAi de Umuarama foi produzido junto com o município e o setor empresarial e, portanto, traduz a visão da cidade. “Após a elaboração do diagnóstico o próximo passo é estruturar estratégias de prospecção de novos investimentos, buscar empresas e trabalhar com a prefeitura e o setor empresarial para promover o município junto aos empreendedores”, explicou.

Com o PMAI, segundo ele, o Estado atua para descentralizar os investimentos atraídos pelo programa Paraná Competitivo. “Buscamos levar os empreendimentos onde for necessário e trabalhar junto com a prefeitura e empresários para promover o crescimento”, afirmou Adalberto Neto.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: