UFPR e Rotary Clubs doam 550 litros de álcool 70 para Prefeitura de Cianorte

 

As ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) ganharam um reforço na manhã da última quinta-feira (09), em Cianorte. Isto porque, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do campus de Jandaia do Sul, em parceria com os Rotary Clubs da Capital do Vestuário (Cianorte, Furquim de Castro, Cinturão Verde e Servir), realizou a doação de 550 litros de álcool 70 glicerinado para a Prefeitura. A solenidade foi realizada no Paço Municipal Wilson Ferreira Varela e também oficializou a entrega do produto a outros municípios da região.

“Logo no início da pandemia, quando a procura pelo álcool 70 foi elevada, causando a alta do preço e até mesmo o esgotamento no mercado, tivemos a ideia de produzi-lo e fazer a distribuição gratuita àqueles que não tinham condições de aquisição. Tudo começou de maneira simples, a partir de doações da própria comunidade acadêmica e de Jandaia do Sul. A produção era de 50 litros por dia. Porém, com o ingresso do projeto em uma iniciativa do Ministério da Educação conseguimos aumentar para 4.000”, explicou um dos professores responsáveis, Eduardo Meurer.

“Dessa forma, já contabilizamos 50.000 litros produzidos e, com a parceria do Rotary, beneficiamos 252 entidades, como prefeituras, órgãos de assistência social e saúde, instituições de ensino, igrejas, entre outras; além de famílias carentes”, completou outro professor do projeto, Simão Nicolau. Segundo ele, o composto é produzido a partir da diluição do álcool 92 com a adição de glicerina. “O que permite condições adequadas de desinfecção, tanto das superfícies quanto das mãos, sem causar ressecamento da pele”, afirmou.

Para o governador de Rotary do Distrito 4630, Joel Chaves, é muito satisfatório apoiar iniciativas como esta, que corresponde ao lema deste ano rotário: “Rotary abre oportunidades”. “Tudo o que fazemos, seja um gesto grande ou pequeno, abre outra oportunidade para alguém, em algum lugar. E, assim, esta ideia colocada em prática, já criou uma imensa rede do bem”, assegurou.

O prefeito Bongiorno, por sua vez, efetuou agradecimentos e elogiou a iniciativa. “Diante do desafio que o mundo está enfrentando, a solidariedade se tornou ainda mais necessária. Parabéns aos professores por acreditarem que era possível e fazerem. Tenho certeza de que esse trabalho não lhes acrescentou nada financeiramente, porém, o ganho é enquanto ser humano”, disse. Também participaram da ocasião o prefeito de Tapejara, Pezão; o vice-prefeito de Jussara, Robison Pedroso; o secretário municipal de saúde de Japurá, Deywid Michel Ferreira; o diretor institucional da Fundhospar, Gilmar Célio; e membros dos Rotary Clubs.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse