• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


17 de outubro de 2017

2:47

UEM revitaliza laboratório de Informática do CAP

Publicado em 26 de setembro de 2017

O Laboratório de Informática do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi totalmente revitalizado para melhor atender os alunos da escola, hoje com 1.490 estudantes matriculados.

A sala conta com 30 novos computadores comprados com recursos próprios da Universidade. Com isso, o Laboratório, além de oferecer atendimento às mais diversas disciplinas ministradas no colégio, será utilizado para cursos de formação de professores e desenvolvimento de projetos, servindo de suporte aos alunos das licenciaturas da UEM, que desenvolvem estágio supervisionado no CAP ou fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Alunos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET), que também promovem ações educativas no colégio, poderão se beneficiar com a instalação do laboratório.

Na inauguração do novo espaço, o reitor Mauro Baesso aproveitou para parabenizou os professores pelo desempenho dos alunos do CAP nos vestibulares, especialmente o da UEM. Baesso ainda anunciou que nos próximos dias será iniciada a pintura do Colégio.

E também disse que, com a instalação da nova subestação de energia elétrica na Universidade, até o final de outubro, a administração central poderá implementar o sistema de ar condicionado no CAP e em outras unidades da instituição.

O vice-reitor Julio Damasceno manifestou satisfação em participar “de um momento tão importante”. Para ele, o computador é fundamental para a prática da educação e para manter os jovens motivados. Damasceno também parabenizou os professores pelo trabalho e desejou a eles que mantivessem o mesmo desempenho, contribuindo para elevar o grau de excelência da UEM.

A pró-reitora de Ensino, Ana Obara, disse que a revitalização do Laboratório era um plano da atual gestão desde que assumiu o mandato. Ao enaltecer o fato de que os computadores foram adquiridos com recursos da própria instituição, ela enfatizou que não está fácil captar dinheiro diante da atual conjuntura econômica.

O diretor do CAP, Sérgio Alvarez da Silva, lembrou que o Laboratório é uma ferramenta à disposição de professores e alunos na busca pelo conhecimento. “Tenho a certeza de que estas máquinas serão de grande valia para a comunidade”, disse. Para o coordenador de Estágios e Projetos do Colégio, Paulo Inada, responsável pela supervisão do Laboratório, além da importância dos computadores é essencial que os professores continuem desenvolvendo bons projetos na escola.

Conforme ele, o CAP é um colégio diferenciado, mas ele pode ser muito mais. Na opinião do coordenador, o processo de mudança é contínuo e não pode parar. Mantido pelo governo por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Educação (Seee), o Colégio de Aplicação Pedagógica atende a diferentes níveis de educação básica e profissional. Disponibiliza o ensino fundamental, anos iniciais e finais, e o ensino médio (1º ao 3º ano). Levando em conta a lógica de uma escola de aplicação, o CAP da UEM se destaca ainda como um espaço para a formação e atualização de professores de educação básica.

Texto e foto: ASC UEM

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais