UEM lança na internet novo Portal da Transparência

portalEstá no ar o novo Portal da Transparência da Universidade Estadual de Maringá. Entre outras novidades, o Portal apresenta um design responsivo para ajustar-se às resoluções de tela na qual for exibido, inclusive dispositivos móveis. Ele também cumpre outro requisito importante que é o atendimento às exigências da Lei da Transparência e normativas complementares.

Nesse sentido, o Portal traz informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da Universidade, com amplo acesso aos diferentes dados, como contratos firmados, contratos suspensos por irregularidades e a respectiva portaria de suspensão, relação de convênios e de bens imóveis, remuneração dos servidores e lista de cargos comissionados.

“A página atende às resoluções internas e à legislação externa que exigem os órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado, a Controladoria Geral do Estado, Ministério Público e a Ouvidoria Estadual”, explica a pró-reitora de Administração da Universidade, Maria Helena Dias.

O novo website é resultado de um trabalho conjunto de dois formandos no curso de Ciência da Computação, Carolina Helena Ambrósio Dias e Lailson Tofanelli, e uma equipe de analistas do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), sob supervisão técnica direta de Walter Marcondes.

O trabalho de reestruturação começou em setembro do ano passado, a partir de um diagnóstico do Portal antigo. Alguns problemas foram identificados como tecnologia fora do padrão do NPD, layout pouco intuitivo e dificuldade de acesso. Tudo isso junto gerava contratempos na manutenção e na divulgação de informações. Sem falar nas lacunas no cumprimento da Lei da Transparência.

O Comitê de Tecnologia da Informação (Coti) e a ouvidoria da UEM também estiveram envolvidos com a execução do Portal, junto com o NPD. A presidente do Comitê,  Itana Gimenes, diz que o objetivo era criar um sistema que melhorasse a usabilidade e o acesso às informações, tanto para a comunidade interna quanto a externa, permitindo ainda a interatividade.

Itana explica que o novo Portal também traz uma série de links úteis de documentos da UEM ou que direcionam os usuários para acessar informações adicionais existentes no Portal da Transparência do Paraná.

“Embora o acesso por dispositivos móveis seja possível, como muitas consultas envolvem o download de arquivos, o ideal é acessar o Portal por computador ou tablet para melhor visualização das informações”, finaliza a presidente do Coti.

Texto e foto: ASC UEM

Compartilhe: