Trilha das Perobas recebe evento contra a Pólio

trilhando-siteComo parte das atividades ligadas ao Dia Mundial de Será realizado na próxima sexta-feira (20) o Trilhando Contra a Pólio, promovido pelo Rotary Clube Cianorte Furquim de Castro, que levara as crianças da Escola Municipal Castro Alves para uma visita guiada à Trilha das Perobas, na maior reserva urbana do sul do Brasil.

A ação terá início às 09 horas e prosseguirá até as 11 horas de forma a permitir que todas as crianças conheçam a reserva biológica protegida por lei em nosso município. Durante a visita os estudantes receberão informações sobre a história do combate a Pólio no mundo, através da ação do Rotary.

A PÓLIO

A poliomielite, doença deformadora e por vezes fatal, ainda ameaça crianças em algumas partes do mundo. O vírus da pólio invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas em qualquer pessoa, mas principalmente em crianças menores de cinco anos. Apesar de não haver cura para a doença, ela pode ser evitada através da vacinação.

Atualmente existem apenas três países onde a doença é endêmica: Afeganistão, Paquistão e Nigéria. Desde 1988, tem sido presenciada uma constante redução do número de casos de pólio, que chegou a 99,9%. Mas enquanto a pólio não for completamente eliminada toda criança correrá risco de contraí-la.

ROTARIANOS EM AÇÃO

Mais de um milhão de rotarianos doam tempo e recursos pessoais para ajudar a eliminar a pólio. Todo ano, centenas de associados trabalham com agentes de saúde para vacinar crianças em países afetados pela doença. Em 2016 foram confirmados somente 37 casos de pólio no mundo, enquanto ocorriam por volta de 1.000 casos por dia, na década de 1980, mostrando os resultados favoráveis da ação dos rotarianos.

O trabalho do Rotary se concentra na defesa desta causa, arrecadação de fundos, recrutamento de voluntários e aumento de conscientização pública. Por meio do nosso trabalho em prol da erradicação da poliomielite, criamos uma rede de vigilância ativa que é usada para outras intervenções de saúde, como vacinação contra o sarampo, distribuição de vermífugos e mosquiteiros.

É Possível: temos vacinas eficazes para erradicar a pólio e os meios necessários para imunizar todas as crianças.

Texto: Juliano Secolo com informações do Rotary Clube Cianorte Furquim de Castro

Compartilhe: