Trânsito será um dos destaques da prefeitura em 2017

onibus06O setor de trânsito receberá novos projetos e muitas melhorias em 2017 em Cianorte. A tão aguardada municipalização deve acontecer ainda no primeiro semestre. A novidade histórica seria implantada no final da primeira gestão do prefeito Claudemir Bongiorno.

Mas o trânsito acabou recebendo adequações pontuais como formação da estrutura interna, estacionamento, sinalização, regulamentação dos taxistas, entre outras. Com a municipalização tendo adiantada a parte burocrática para ser colocada em prática a seguir.

O que deve estar entre as próximas ações será a sinalização. Cianorte fez uma parceria com o Detran para investimento em placas, sinalização horizontal, entre outras situações de indicações aos passageiros e motoristas.

Entre outras iniciativas no trânsito cianortense estão a instalação de estações tubo (foto) em diferentes regiões da Cidade. A próxima deve ser instalada no Cianortinho ainda esse ano. A experiência da estação instalada na avenida Souza Naves esse ano foi muito bem recebida pelos passageiros do transporte coletivo. “Melhorou muito para quem fica esperando o ônibus. Antes a gente ficava tomando sol e se molhava quando chovia”, comentou a dona de casa Ivone Camargo, que costuma andar de ônibus todos os dias.

Também está prevista a construção de rotatórias para melhorar o fluxo e aumentar a segurança em cruzamentos. Além da instalação de semáforos inteligentes. A assessora especial de Trânsito, Jennifer Cadan, informa que hoje o sistema é mecânico e não é possível modificar os tempos. Com o sistema digital será possível programar a duração dos tempos de verde e vermelho, conforme o horário e fluxo de veículos no cruzamento. O projeto começa com quatro semáforos em pontos estratégicos da cidade e depois será ampliado.
A prefeitura segue ampliando as vagas de estacionamentos, adequando calçadas e rampas. “Essas melhorias ficarão para sempre no trânsito de Cianorte e vão ajudar muito os motoristas e pedestres”, declara o prefeito Bongiorno.

PELOTÃO – Outra ajuda para o trânsito cianortense vem da 5a Companhia de Polícia Militar (5a CIPM). A formação dos alunos soldados ajudará a ampliar a fiscalização com um Pelotão de Trânsito. O que a PM faz hoje de maneira informal com blitze em diferentes regiões da cidade.
A Câmara de Vereadores também apresenta projetos e pedidos para o setor. Como instalação de semáforos, lombadas, sinalização, entre outros.

FROTA – Cianorte tem uma frota com 54.823 veículos, segundo dados do Detran de setembro desse ano. Somente entre 2014 e 2015 Cianorte aumentou sua frota em 1.921 veículos. A média de um veículo para cada 1,4 habitante é alta, comparável com grandes centros.

Por isso há problemas como falta de vagas de estacionamento no centro da cidade. E a municipalização colaborará para mudar esse quadro, já que um dos projetos será o estacionamento regulamentado. Com isso, diminuirá os casos de motoristas que deixam seus carros estacionados durante todo o dia para irem aos seus trabalhos e só retiram o carro no final do expediente.

O QUE É – A municipalização é a prefeitura ser responsável por criar atividades de engenharia de tráfego, fiscalização, educação e controle e análise de estatística. Devendo coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas, com fins de prevenção.
E também é responsabilidade aplicar as penalidades de advertência e multa, por infrações de circulação, estacionamento e paradas.

Transporte será foco

mototaxi03A prefeitura já começou a regulamentar o transporte de passageiros em Cianorte. Sempre atenta para as reclamações e necessidades dos usuários. O primeiro segmento que passou pelas adequações foi o de táxis. Em seguida vem os mototáxis e o transporte escolar. “Vamos criar uma lei municipal, com regras, padronização e quesitos de segurança”, anuncia a assessora especial de Trânsito, Jennifer Cadan.

A agenda de ações em 2017 tem na fila a adequação dos mototaxistas. Será feita uma padronização das motocicletas, assim como foi feita com os táxis, entre outras iniciativas.

RECLAMAÇÕES – O profissionais do setor reclamaram, mas a prefeitura tem dedicado especial atenção para os táxis. Entre as reclamações dos passageiros estão a cobrança abusiva de tarifas. O que deve acabar com a implantação do taxímetro em 2017.

Outra reclamação comum dos usuários é que há táxis parados nos pontos, sem motoristas. Com isso, o passageiro chega no ponto e não consegue embarcar para seu destino. A prefeitura está ciente da situação e estuda para acabar com a situação.
Os taxistas já foram cadastrados e padronizaram visualmente os carros. Também deve acontecer uma revisão da localização dos pontos de táxis.

DADOS
• frota de Cianorte:  54.823 veículos
• 26.704 carros
• 6.062 caminhonetes
• 1.712 caminhões
• 17.094 motos
• 48 táxis
• população: 78.553 habitantes
• media de um veículo para cada 1,4 habitante

PROBLEMAS
• estacionamento  irregular
• reserva de vagas em frente a estabelecimentos comerciais
• avanço de sinal
• dirigir sem a CNH
• dirigir embriagado
* dados Detran-PR, 5a CIPM, Divisão de Trânsito de Cianorte

Texto e fotos: Andye Iore / Folha de Cianorte

Compartilhe: