TOMATES COM ATUM NO FORNO

INGREDIENTES

8 tomates médios

2 colheres de chá de suco de limão

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de água

1 cebola pequena picada

1 cenoura média cortada em quadradinhos

1 colher de sopa de farinha de arroz

200 ml de leite desnatado

200 g de atum em lata escorrido e em lascas

1 colher de chá de alcaparras lavadas e escorridas

3 colheres de sopa rasas de pão sem glúten ralado

2 colheres de sopa de Queijo-de-minas curado ralado

Pimenta-do-reino moída na hora

Manjerona ou hortelã para enfeitar

MODO DE PREPARO

Corte uma tampa de cada tomate e pique a finamente. Com uma colher, esvazie-os. Borrife o interior dos tomates com o suco de limão e ponha-os para escorrer sobre papel absorvente durante 10 minutos. Enxugue-os bem.

Enquanto isso, aqueça numa frigideira o azeite e a água, sobre fogo médio. Junte a cebola, a cenoura e o tomate picado, tape e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos. Destape e deixe até a água se evaporar.

Polvilhe com a farinha de arroz, deixe cozinhar durante 1 minuto e, em seguida, adicione leite, aos poucos, mexendo sempre até levantar fervura. Deixe engrossar durante cerca de 3 minutos, sem parar de mexer.

Retire do fogo e adicione o atum, as alcaparras, 2 colheres de sopa de pão rala e metade da quantidade de queijo. Misture tudo muito bem e tempere com pimenta,

Recheie os tomates com este preparados coloque num tabuleiro. Polvilhe com o restante do pão ralado e queijo e leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até dourarem no topo. Sirva-os bem quentes enfeitados com os raminhos de manjericão de hortelã.

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse