Temporal e vendaval causam danos em Cianorte

chuva-nov03Um temporal com ventos que passaram de 100 km/h deixou muitos danos hoje (2) em Cianorte.
A forte chuva chegou na manhã vindo da região Oeste do Paraná e seguiu para a região Norte à tarde.

Em Cianorte foi aproximadamente 25 minutos de temporal. O suficiente para destelhar casas, derrubar árvores, arrancar painéis e outdoors e deixar muita sujeira pelas ruas do centro e dos bairros.

Parte da cidade ainda estava sem energia elétrica até o começo da noite.
Equipes da Copel e do Corpo de Bombeiros passaram a tarde e seguem a noite atendendo os chamados dos moradores para reparar os danos. Não houve registro de feridos.

Na rodovia PR-323 diversos painéis de publicidade e outdoors foram levados pelo vento e as partes retorcidas ficaram caídas às margens da estrada.
Na Rua da Moda vitrines de lojas foram danificadas e paineis das fachadas ficaram caídos nas calçadas e no canteiro central da avenida. Também houve problema em postos de combustível, praças e até no cemitério municipal.

Estabelecimentos como o Supermercados Paraná (foto abaixo) ficaram bem danificados. A estrutura de cobertura do estacionamento foi quase toda destruída, com os tubos de sustentação da cobertura retorcidos.
No final da tarde uma equipe de trabalhadores retirava as lonas de cobertura e os ferros danificados. Também caiu uma painel de metal no local.

chuva-nov02TRABALHO – A força do vento foi tanta que muitas das árvores foram arrancadas pela raiz.
A queda das árvores também rompeu cabos da rede elétrica, deixando os moradores e comerciantes sem energia nas casas e estabelecimentos em diversos pontos da cidade.

O trabalho de reparo e ajuda aos moradores deve seguir até o final de semana com equipes da prefeitura, Copel e Corpo de Bombeiros se desdobrando para darem conta de tantos problemas.

Por outro lado, teve morador que preferiu não esperar ajuda e começou a cobrir os buracos no telhado por conta própria.
Além de retirar e varrer os galhos na rua em frente à casa.
Com isso, as ruas estavam cheias de montes de galhos, troncos e folhas que devem ser recolhidos pela prefeitura nos próximos dias.

Apesar do temporal de hoje, a previsão para os próximos dias em Cianorte é de calor e sol, com a temperatura variando entre 17 e 32 graus até o próximo domingo (6).

Texto e fotos: Andye Iore / Folha de Cianorte

chuva-nov04 chuva-nov05

Compartilhe: