Telefonia e financeiro lideram reclamação no Procon

telefoneAs companhias telefônicas foram as campeãs de reclamação no Procon de Cianorte em abril passado. Dos 180 atendimentos prestados no órgão de defesa do consumidor no mês, mais da metade foram sobre telefonia. As atendentes do Procon registraram 80 reclamações relacionadas ao usuário não conseguir cancelar a linha pelo 0800, diferença entre o plano cobrado e o firmado em contrato, atendimento pelo telefone que não é completado, negociação de dívidas e valores errados de faturas, cancelamento de multas indevidas, não funcionamento de serviços contratados, migração de planos, entre outros.

Apesar do grande número de ocorrências, o Procon consegue intermediar e resolver a maioria dos casos. A situação é comum em Cianorte. Por exemplo, em novembro de 2013 a telefonia também foi a recordista de reclamações com 120 casos registrados. E somente na primeira semana de janeiro desse ano foram 70 reclamações feitas no Procon cianortense contra as companhias telefônicas.

Em segundo lugar nas reclamações em abril ficou o sistema financeiro, com 48 casos registrados. “São situações sobre boletos para pagamentos ou sem atendimento pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor [SAC]”, comenta a atendente do Procon, Tatiane Cazon (foto abaixo). Também foram registrados casos sobre cartão de crédito e cancelamento de serviços bancários.

CRESCENTE – Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de março, o Brasil conta com 273 milhões de linhas na telefonia móvel. Somente em março passado foram adquiridas 860,21 mil novas linhas em todo o país. Desse total, são 22,7 milhões de assinantes de banda larga fixa. O que corresponde o serviço estar presente em 34,95% das casas brasileiras.

Graças ao grande número de usuários e serviços precários das empresas, a telefonia é campeã de reclamações em outras cidades também e não somente em Cianorte. Além de fazer uma pesquisa de planos comparando as operadoras, também vale ler com atenção o contrato sobre os serviços que se está comprando. E, em casos de problemas com o atendimento ou serviços contratados, você pode reclamar no Procon. Em Cianorte o endereço é na avenida Brasil, 2013. O telefone é (44) 3631-3044.

Texto: Andye Iore / Imagem ilustrativa

procon-tatiane01

Compartilhe: