Tácurando faz campanha de doação de sangue

ta curando

A solidariedade é o combustível dos integrantes do Grupo Tacurando que desenvolve várias atividades buscando levar carinho, amor e alegria aos hospitais, clinicas e instituições de Cianorte. Mas as ações desta trupe do bem vai além, já que amanhã (6), será realizada a 6ª Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Doadores de Medula Óssea Tacurando.

O objetivo da ação é incentivar a doação periódica de sangue por parte dos voluntários do projeto e da comunidade, buscando conscientizar a todos sobre a importância em se tornar doador de sangue, além de promover o cadastro do maior número possível de pessoas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

A ação será entre 7h e 11h e entre 13h e 15h, na Unidade de Coleta de Sangue de Cianorte (Banco de Sangue), localizado na avenida Santa Catarina, ao lado da Agência dos Correios.

Para realizar a doação é preciso que a pessoa tenha entre 16 a 69 anos de idade, com mais de 50 quilos, sendo que no caso de menores de 18 anos é preciso autorização dos pais. O Banco de Sangue orienta os doadores a adotarem algumas recomendações para o dia doação, como: repouso mínimo de seis horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores a coleta; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos; e nunca doar sangue em jejum.

Só não podem doar sangue pessoas que tenham sido diagnosticadas com Hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, Hepatite, Sífilis, entre outras; e usuários de drogas.

Vale destacar ainda que quando uma pessoa doa sangue ela pode salvar até quatro vidas uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Texto: Juliano Secolo / Foto:  Arquivo Tacurando

Compartilhe: