STARTUP WEEKEND: Maringá Recebe Maior Evento de Empreendedorismo do Mundo

Entre os dias 13 e 15 de abril de 2018, Maringá vai sediar seu segundo Startup Weekend. O evento promete fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo durante 54 horas sob a mentoria de experts do setor.

Empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas da inovação em modelos de negócios vão se reunir durante um fim de semana inteiro dedicado à criação de startups a partir do zero. Será uma grande oportunidade para troca de experiências entre veteranos e iniciantes do universo da inovação e do empreendedorismo.

Embora a maioria dos times forma startups com base em tecnologias, o evento incentiva a inovação em todos os aspectos. “O Startup Weekend oferece a oportunidade de mudança de mentalidade para os empreendedores à partir dos fundamentos e metodologia de startups para criação de negócios”, diz Regina Acutu, membro da organização do evento na Cidade de Maringá e participante da primeira edição em 2015.

MARINGÁ NA ROTA DA INOVAÇÃO E DOS GRANDES EVENTOS DE NEGÓCIOS

O incentivo à Cultura Empreendedora é Fundamental para que a inovação possa acontecer nas mais diferentes áreas. O apoio das empresas, liderança e comunidade acadêmica maringaense é um incentivo à inovação na cidade e região e além de entusiasmar os iniciantes a pensarem em novas formas de resolver problemas e inserir soluções no mercado.

O fato de aliar à tecnologia aos negócios garante que as startups lancem produtos e serviços escaláveis, ou seja, que ganhem possibilidade de replicar a venda dos produtos a medida que reduzem custos no médio prazo. A exemplo de casos de sucesso como Uber, NetFlix e, as brasileiras, Easy Taxi, Nubank e Contabilizei.

Um evento desse porte reforça a discussão efervescente em torno da inovação para Maringá, através de lideranças, facilitadores e grandes nomes do universo das startups para discutir diferentes modelos de negócios, abordagens e oportunidades que geram além networking, movimenta a economia da cidade em todos os sentidos”, diz Franz Dal Belo, diretor de Inovação da Prefeitura de Maringá.

COMO ACONTECE A EXPERIÊNCIA DO STARTUP WEEKEND

Na noite de sexta-feira (no dia 13), os participantes lançarão suas ideias ao grupo dentro de um tempo limite e as ideias serão selecionadas. As equipes serão formadas pelas ideias com maior potencial de viabilidade de solução e o restante do fim de semana será dedicado à formulação do modelo de negócio e criação do produto.

Até domingo (no dia 15), as equipes estarão prontas para apresentar suas ideias na frente de um painel para banca de avaliadores que irá premiar os três primeiros colocados.

Cerca de 100 participantes devem participar durante o fim de semana; Além disso, há inscrições limitadas disponíveis para o público nas categorias negócio, desenvolvedor e designer.

É um evento que conecta e fortalece a comunidade empreendedora em todas as cidades que já passou no mundo inteiro. Receber um evento como o SW em Maringá, mostra que a cidade está madura para desenvolver startups com condições de resolver problemas de nicho ou problemas globais de maneira inovadora”, diz Nickolas Kretzmann, gestor de áreas estratégias e inovação do SEBRAE Maringá.

SOBRE O STARTUP WEEKEND

Startup Weekend é um evento que surgiu em Boulder nos EUA, com a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades para compartilhar ideias, formar equipes e lançar startups. O evento já foi realizado em mais de 700 cidades em todos os continentes do planeta.

APOIADORES INTERNACIONAIS

O Startup Weekend é apoiado por nomes globais como Google for Entrepreneurs, Coca-Cola, Fundação Kauffman, Microsoft, .Co, Amazon Web Services e Domain.com.

APOIADORES LOCAIS

Em Maringá, o Startup Weekend recebe apoio e patrocínio de empresas e instituições como: Cocamar, Sicoob, Unicesumar, Sebrae, Orbital Aceleradora, Paraleloz, Software by Maringá, Assespro, SindiTI, Evoa, APL  Software  Maringá, Reedfoot e Startup Maringá.  

Fonte: Aline Cruz Comunicação

Compartilhe: