Sistema de estacionamento rotativo será implantado no primeiro semestre de 2019 em Cianorte

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 10 de agosto

O município de Cianorte está agora integrado ao Sistema Nacional de Trânsito. A oficialização aconteceu no último dia 10 de agosto, com a publicação no Diário Oficial da União. O comunicado oficial foi feito pelo prefeito Bongiorno, na manhã desta quinta-feira (16), em entrevista coletiva aos órgãos de imprensa local. Na oportunidade estiveram presente o vice-prefeito Beto Nabhan; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Junior; e a Diretora de Trânsito, Jennifer Cadan Kühl, que apresentaram os próximos passos para a efetivação da municipalização.

O que era um sonho, está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Nossa maior preocupação é a qualidade e a segurança no trânsito. Estamos trabalhando há anos na preparação da parte estrutural e documental, agora passamos a trabalhar com a regulamentação”, informou Jennifer Cadan. Os processos legais, administrativos e técnicos necessários para garantir ao município a gestão da pasta foram concluídos. “O próximo passo é habilitar-se junto ao Registro Nacional de Infrações de Transito (Renainf), e firmar convênios com o Departamento de Trânsito (Detran); com a Polícia Militar; e com os Correios”, concluiu.

O projeto inicialmente contempla três mil vagas, porém, de acordo com a necessidade, novas vias poderão ser incluídas. “Atualmente, nosso fiscal de trânsito está apenas notificando os motoristas que cometem infrações de trânsito, com “multas morais”, uma forma educativa para melhorar o trânsito no município. O objetivo é que o sistema funcione ainda no primeiro semestre de 2019”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Junior. O sistema funcionará em horário comercial, e será custeado pela empresa vencedora no processo licitatório. Cianorte é o 45º município a conseguir a municipalização do trânsito no Estado.

Resolver o problema da falta de vagas de estacionamento no centro de Cianorte é um pedido antigo da população. Nossa equipe vem há anos estudando todos os quesitos para encontrar a melhor maneira de implantação. Todos os procedimentos foram executados para que a integração ocorresse. Agora estamos na parte final do processo, com a definição do sistema a ser instalado”, destacou o prefeito Bongiorno. “A população pode ficar tranquila quanto ao valor a ser cobrado. A definição do sistema será feita mediante consulta junto aos comerciantes e à população. Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes no trânsito local e amenizar o sofrimento de quem necessita estacionar seu veículo na área a ser implantada”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: