Seu Sorriso Muda as Relações no Trabalho


O ambiente corporativo é onde passamos a maior parte do nosso dia e, por isso, é importante fazer deste lugar o mais agradável possível. Entre tantas formas de fazer isso, o sorriso é a maneira mais simples, e também a menos lembrada.

Sorrir durante sua jornada de trabalho gera uma série de benefícios que, aliados às suas competências técnicas e comportamentais, contribui para sua carreira decolar. O sorriso diminui o estresse, estimula o cérebro e atrai as pessoas.

Quando você sorri, os hormônios da endorfina e serotonina são liberados, gerando uma sensação de prazer e bem-estar, ativando o sistema imunológico, e elevando o grau de disposição.

Portanto, entre tantos benefícios, o sorriso também faz bem a saúde. Ele combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida.

Recentemente a Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), divulgou uma pesquisa que comprova que o riso colabora para aumentar a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. E mais: o sorriso vem sendo utilizado como recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo.

Por outro lado, quando sentimos raiva, nosso corpo responde liberando dois hormônios que enfraquecem o sistema imunológico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva está sujeito ao surgimento de doenças ou ao atraso na recuperação de doenças já existentes.

O sorriso é um recurso poderoso, na arte da venda e do atendimento, tornando ato de aproximação, mais fácil, abrindo caminhos para uma boa negociação. Você já deve ter ouvido a frase: “o sorriso é o seu cartão de visita”. E realmente é, afinal, o sorriso de uma pessoa tem papel significativo e influencia diretamente nas relações sociais e na autoestima de uma pessoa, além de ser uma das principais maneiras utilizadas pelo ser humano para demonstrar alegria.

Uma pessoa disposta é mais produtiva, focada, otimista, e consegue gerar novas ideias e soluções com maior facilidade. Todos esses fatores refletem diretamente na sua carreira. Portanto, sorria mais, seja feliz, e sucesso!!!

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: