SEU SORRISO FALA MUITO SOBRE VOCÊ

Seu sorriso desempenha um papel importante no modo como você se percebe, assim como as impressões que você passa as pessoas à sua volta. Um sorriso atraente restaura a autoestima e melhora a capacidade das pessoas em comunicar-se.

Você sabia que os seus dentes complementam o formato de sua face? O formato de seus dentes são muito importantes para o conjunto de toda a face. Se você tem um rosto redondo e os dentes são planos, sua face irá parecer mais larga do que a realidade. Da mesma forma, dentes longos enfatizam uma face longa e os dentes quadrados acentuam rostos quadrados.

À medida que envelhecemos, as margens dos dentes anteriores se desgastam até que esses dentes fiquem com o mesmo comprimento dos outros. Ao mesmo tempo, os lábios superior e inferior perdem o tônus muscular. O lábio superior pode ficar enrugado, cobrindo mais os dentes superiores ou cobrindo-os totalmente. O lábio inferior também pode ficar caído, permitindo que mais dentes inferiores apareçam, denotando envelhecimento.

Somando-se aos dentes desgastados e a perda do suporte dos lábios, os dentes também ficam mais escuros, criando um aspecto mais envelhecido. Se isso se aplica a você, lembre-se que nunca é tarde demais para começar a cuidar de si mesmo. Se você decidiu que é um candidato a uma repaginada no seu sorriso, aqui vão algumas dicas importantes para você fazer uma auto avaliação do seu sorriso:

– Quando você sorri levemente e quando fala, as pontas de seus dentes da frente devem aparecer. Se seus dentes superiores estiverem com muito desgaste ou se você tem uma linha labial baixa, pode parecer que você não tem dentes.

– Uma linha do sorriso é criada por meio de uma linha imaginaria ao longo das margens de mordida dos dentes superiores. A linha do sorriso mais jovem e mais atraente é aquela onde os dois incisivos centrais são levemente mais longos que os dois incisivos laterais. Os caninos devem ter aproximadamente o mesmo comprimento dos incisivos centrais. Seu sorriso parece mais velho se todos os dentes tiverem o mesmo comprimento ou se os incisivos centrais forem mais curtos que os incisivos laterais ou caninos. Já se os incisivos laterais forem muito curtos ou os incisivos centrais muito compridos, a curva é muito pronunciada, gerando uma aparência desagradável.

– Dentes com abertura na frente – Os espaços entre os dentes da frente, particularmente entre os incisivos centrais, desviam a atenção do seu sorriso.

– Se você tem dentes apinhados (encavalados), tortos, são difíceis de serem limpos, aumentando a tendência à doença gengival, descoloração, e até mesmo a sua perda.

– As fissuras, lascas e fraturas podem prejudicar um sorriso atraente, além disso, as fissuras podem atrair manchas, tornando-as ainda mais visíveis.

– Quando a gengiva aparece acima dos dentes, dizemos que é uma linha do sorriso alta (sorriso gengival), e se essa gengiva for muito aparente pode arruinar um sorriso que poderia ser atraente.

É muito importante você saber que a prevenção é a melhor forma de combater o envelhecimento de seus dentes. Você está pronto para um novo sorriso? Talvez você já tenha se questionado se dentes mais retinhos e brancos poderiam ajuda-lo a sentir-se mais confiante em sua vida profissional e impulsionar sua vida social. Se você não está completamente feliz com seu sorriso, talvez seja a hora de obter um novo!

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse