Sete APAES participaram do 11º Festival Regional Nossa Arte em Rondon

Com muita alegria, exemplo de vida, superação e emoção uma grande festa marcou esta terça-feira (27), no Clube do Idoso Reviver em Cristo de Rondon, às 14h00. A abertura oficial do 11º Festival Regional Nossa Arte, envolveu 7 Apaes do Núcleo Regional de Cianorte (Cidade Gaúcha, Indianópolis, Cianorte, Jussara, Tapejara, Tuneiras do Oeste e Rondon). Antes das apresentações foi entoado o Hino Nacional Brasileiro na voz de todos os presentes.

O evento, que acontece a cada dois anos em cidades distintas, neste ano de 2018 foi acompanhado por um público estimado de 200 pessoas, entre elas, professores, funcionários e alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs, e diversas autoridades locais e regionais.

Contou com 15 apresentações envolvendo artes cênicas, dança, dança folclórica e artes musicais, além da exposição de artesanato (artes visuais). No Hall de acesso ficaram expostas as peças das Apaes de Cianorte, Indianópolis, Rondon e Tapejara.

Para a diretora da Escola Rosa Azul, Cleusa Guelfi, “o evento é uma pequena amostra a sociedade, de que alunos portadores de necessidades especiais possuem talentos e são capazes tanto quanto quem não possui alguma limitação física ou cognitiva – um evento que promove o desenvolvimento integral de cada aluno – e, merecem ganhar espaço e respeito pela população, inclusive um olhar mais dedicado de nossos governantes”. Também agradeceu o prefeito Ailton Valloto que por meio do Poder Executivo sempre atendeu as reivindicações da escola e que o evento só foi possível graças à parceria do Município de Rondon.

O presidente Edson Bertanha, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Rondon, enfatizou que “o festival tem como objetivo o desenvolvimento cultural dos alunos, compactuando para a integração das Apaes, onde a importância não está na conquista do prêmio de primeiro lugar, mas sim, na troca de conhecimento entre os envolventes”.

A professora Eliane Bellido, coordenadora regional de artes, integrante do Conselho Regional de Cianorte em sua presença disse que o evento mostra a capacidade e o potencial de cada aluno nas diversas categorias artísticas, onde serão selecionados os primeiros colocados de cada categoria, entre elas, de artes cênicas, dança, dança folclórica, música e os três melhores colocados da categoria artes visuais/artesanatos para o evento estadual que acontecerá no mês de maio/2019, na cidade de Cascavel-PR.

Entre tantos momentos marcantes do evento, o grupo de dança folclórica da Apae de Rondon “Dança Fandango Paranaense” e o “Circo da Alegria” arrancaram brilho nos olhos, gritos, sorrisos e gargalhadas do público presente. Literalmente uma emoção incomparável, onde alunos que são portadores de necessidades especiais mostraram a todos que nenhuma dificuldade é capaz de barrar os sonhos de quem ama viver.

PREMIAÇÃO POR CATEGORIA

A premiação contou com medalhas para todos os participantes e troféus para os primeiros lugares.

DANÇA

1º LUGAR: Tapejara – Amor de Chocolate (308 pontos)

2º LUGAR: Rondon – Dança Contemporânea (295 pontos)

3º LUGAR: Cidade Gaúcha – Raízes do Nordeste (291 pontos)

MÚSICA

1º LUGAR: Tapejara – Porto Solidão (217 pontos)

2º LUGAR: Rondon – Gerson do Pandeiro e Violão (172 pontos)

3º LUGAR: Cianorte – Quero Ser (140 pontos)

DANÇA FOLCLÓRICA

1º LUGAR: Rondon – Dança Fandango Paranaense (306 pontos)

2º LUGAR: Tuneiras do Oeste – Dança das Peneiras (280 pontos)

3º LUGAR: Cianorte – Dança do Carimbó (278 pontos)

ARTES CÊNICAS

1º LUGAR: Rondon – O Circo da Alegria (239 pontos)

2º LUGAR: Cianorte – Aquarela (224 pontos)

ARTES VISUAIS

1º LUGAR: Cianorte

ARTESANATO

1º LUGAR: Rondon

ENCERRAMENTO

Após a premiação por categoria foi encerrado o evento que contou com a presença da Eliane Bellido (Coordenadora Regional de Artes), Nedi Borges da Costa (Conselheira Regional), Edson Bertanha (Presidente da Apae de Rondon), Marisa Risk (Vereadora de Tapejara), Donizete Rugeri (Vereador de Rondon), Sueli de Souza de Oliveira (Secretária de Educação de Rondon), Cleusa Guelfi (Diretora da Escola Rosa Azul de Rondon), jurados, professores e equipe técnica das Apaes participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Rondon

Compartilhe: