Sesi premia melhores práticas para alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


Uma marca de moda que tem como base a produção ética e sustentável, buscando o desperdício zero, a igualdade de gênero, e saúde e bem estar de todos. Essa é a Reptilia, uma empresa curitibana, que neste ano atingiu um crescimento de 120% em sua produção, além do fato de que 100% do resíduo têxtil da marca é reaproveitado em novas coleções e projetos comunitários. A marca foi uma das vencedoras do Prêmio Sesi ODS, que tem como objetivo premiar as melhores práticas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A premiação fez parte da programação do Congresso Sesi ODS, promovido pelo Sistema Fiep, que ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba. “Hoje em dia é difícil conseguir reconhecer quem realmente é sustentável. Então, ficamos muito surpresos e estamos felizes por termos sido reconhecidos pelo trabalho que estamos fazendo. O prêmio vem para motivar, para que continuemos no caminho que já seguimos”, afirma Heloísa Strobel Jorge, designer na empresa Reptilia.

A terceira edição do Prêmio Sesi ODS contou com a participação de 361 instituições que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos ODS. As categorias premiadas foram indústria, empresa de pequeno, médio e grande porte, terceiro setor, instituição de ensino e Programa Miniempresa. Além disso, 281 instituições receberam o Selo Sesi ODS 2018.

O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Você sabia que o Brasil é um dos quatro países da América do Sul com o maior número de adolescentes grávidas? A cada mil jovens entre 15 e 19 anos, 68 engravidam. Outro dado interessante é que a maioria dos cargos de liderança nas empresas são ocupados por homens. Além disso, o Brasil, está na 59.ª posição no ranking de leitura.

Dados alarmantes reforçam a importância de combatê-los e a razão de serem elencados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A meta é que, até 2030, os índices sejam melhorados. Para isso, 17 objetivos apontados pela ONU precisam ser atingidos.

Os participantes do Congresso participaram de palestras, oficinas e painéis, além de prestigiarem a feira Miniempresa, realizada por alunos das unidades do Colégio Sesi de todo o Paraná. “O Congresso foi muito organizado. O que mais chamou a atenção foi, sem dúvida, a unificação dos nichos de mercado, pois tivemos a participação de indústrias, comércio, empreendedores, iniciativa pública e privada. Foi um momento de muito aprendizado e acredito que todos que tenham a oportunidade, devem participar dos próximos congressos”, afirma o educador Edvaldo Teixeira Soares.

II PRÊMIO SESI INDÚSTRIA COM A ESCOLA

Foram 600 quilômetros percorridos até Curitiba para receber o II Prêmio Sesi Indústria com a Escola, que ocorreu também durante o congresso. A Prefeitura de Serranópolis do Iguaçu, cidade com pouco mais de 4.500 habitantes, localizada na região Oeste do Paraná, venceu na categoria Município do Paraná com melhor Desempenho, com nota 8,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu também foi destaque na premiação, já que conquistou o primeiro lugar na categoria Escola com Melhor Resultado, com nota 8,7.

A Escola Municipal Água Verde, localizada em Pinhão, município que fica na região Centro-Sul do estado, foi a escola com maior evolução no Ideb entre 2015 e 2017, passando da nota 3,8 para 5,9, um aumento de 55%. Como prêmio, o município vencedor recebeu troféu e certificado, já as escolas, conquistaram para 15 representantes, um tour por Curitiba para conhecer espaços culturais e de lazer, além de um acervo de 400 livros educacionais.

FEIRA MINIEMPRESA

Alunos das unidades do Colégio Sesi de todo o Paraná expuseram seus trabalhos durante o Congresso na Feira Miniempresa, que aconteceu no dia 30.  No Programa Miniempresa, criado pela Junior Achievement em parceria com o Sistema Fiep, jovens não só tem a ideia, como tem apoio para desenvolvê-las. Eles aprendem a criar uma empresa, um produto, arrecadar recursos, montar fluxo de caixa, trabalhar na gestão de pessoas.

A estudante do Colégio Sesi, unidade Rio Negro, veio até Curitiba para apresentar sua empresa. A Sam – Sabonete que cuida do seu corpo, é de sabonetes artesanais medicinais. Em pouco tempo, os alunos participantes do projeto venderam mais de 400 sabonetes e arrecadaram cerca de R$ 1800,00 reais. “Estamos muito felizes em expor nosso produto aqui. O Colégio Sesi nos apoiou em todo esse processo e durante o tempo que participamos do programa, aprendemos não só como empreender, mas também a sermos responsáveis”, comenta.

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES DO PRÊMIO SESI ODS 2018

Categoria Indústria

Pequena

1º lugar – Reptilia

Menção Honrosa – Fundação Tiger

Média

1º lugar – Linea Brasil

Menção Honrosa – Andaimes Versátil Equipamento para Construção Civil

Grande

1º lugar – Copel Geração e Transmissão S.A

Menção Honrosa – Volvo do Brasil Veículos Ltda

Categoria Empresa

Pequena

1º lugar – Ateliê Bianca Baggio

Menção Honrosa – A.D.Pontin ME – Excelência Mkt & Eventos

Média

1º lugar – Editora Gazeta do Povo S.A.  

Menção Honrosa – Hospital Nossa Senhora das Graças – Hospital da Providência Materno Infantil

Grande

1º lugar – Unimed Londrina

Menção Honrosa – Serviço Social do Comércio  

Poder Público

Municipal

1º lugar – Prefeitura Municipal de Curitiba – Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Menção Honrosa – Prefeitura Municipal de Araucária

Estadual

1º lugar – Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Paraná

Menção Honrosa – Ministério Público do Estado do Paraná  

Terceiro Setor

Local

1º lugar – Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro

Menção Honrosa – Elo Apoio Social e Ambiental                

Estadual

1º lugar – FACOP – Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná

Menção Honrosa – Afece – Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial    

Federal

1º lugar – Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii de Promoção à Cidadania

Menção Honrosa – Clube Soroptimista Internacional Curitiba Batel  

Instituição de Ensino

Educação Básica

1º lugar – Escola Municipal de Estação do Tronco  

Menção Honrosa – Centro de Educação e Inclusão Social Betânia  

Educação Superior

1º lugar – Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA    

Menção Honrosa – Faculdade de Ampére – FAMPER

Para conhecer as instituições que receberam o Selo Sesi ODS, acesse: http://portalods.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Selo-Sesi-ODS_2018.pdf.

Fonte: Cupola Agência

Compartilhe: