Sesi-PR abre edital para o Núcleo Criativo de Moda e Design em Maringá

O Núcleo Criativo de Moda e Design do Sesi-PR abre edital para o desenvolvimento de novos profissionais da linguagem da moda e o aperfeiçoamento e reciclagem daqueles que já atuam no setor, considerando os novos comportamentos de consumo, produção, criação e cadeia produtiva. As inscrições gratuitas ocorrem até 7 de maio.

O projeto é uma realização do sistema FIEP, através da Gerência de Cultura do Sesi-PR, e da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá (SEMUC), com curadoria da área têxtil, de Moda/Design e Inovação do Senai PR. A iniciativa faz parte do projeto estadual Núcleos Criativos do Sesi, que buscam contribuir para a formação de artistas e criadores iniciantes e não iniciantes que pretendem ampliar seus conhecimentos e desenvolver processos artísticos focados em processos criativos.

Em 2018, o Núcleo Criativo de Moda e Design do Sesi-PR oferecerá 15 vagas para artistas, criativos, estilistas designers e produtores de todo o território nacional, que ao longo de 4 meses desenvolverão seus processos criativos por meio de uma inovadora curadoria, que conduzirá a mediação a partir da orientação de outros profissionais convidados, sob o olhar da Gerência de Cultura do Sesi-PR e apoio de Sabrina Levington, coolhunting especialista da área de Moda do Senai PR.

O Núcleo contará com ministrantes da região, de outros estados brasileiros e do exterior, entre eles, Roberta Kremer (Florianópolis), Gabriela Duarte, Heloise Imaguire (Acervo Circular), Rafael Saes (Rock and Frame), Miguel Fernando (Instituto Cultural Ingá), Paulinho Schoffen (Cottonet-Clube), Renan Serrano (TRENDT, SP), Bruno Gehring (Kinoart), Bruno Imbrizi (Chico Rei, MG), Espedito Seleiro (Recife, PE) e Téti Sanches (Madrid, Espanha).

Além de encontros coletivos e individuais, que serão pautados por investigações, a intenção é ofertar um espaço de formação, mas também de diálogo e criação, voltado para a reflexão sobre o fazer da moda hoje, seus desafios, demandas e inovações, permeando em sua totalidade a partir de eixos da economia criativa, da sustentabilidade, da moda circular, consumo consciente, macro e micro nichos, ressignificação da criatividade e dos próprios métodos e materiais expressivos.

Os inscritos serão selecionados por uma comissão formada por dois profissionais da área de Moda e Design, indicados pela coordenação dos Núcleos Criativos do Sesi-PR, que analisará as inscrições enviadas a partir das normas presentes no edital 257/2018, disponível no site do www.sesipr.org.br/cultura. O material deverá ser enviado exclusivamente pela web para o endereço nucleodemoda@sitemafiep.org.br.

SERVIÇO

Edital – Núcleo Criativo de Moda e Design (Maringá)

Inscrições: de 17 de abril a 7 de maio

Avaliação das propostas: 14 de maio a 21 maio 2018

Publicação do resultado: 25 maio de 2018

Início do programa de formação: 02 de junho de 2018

Duração: 4 meses (aulas nos sábados, das 8h às 17h, exceto atividades extras)

Local: Espaço Moda Senai (instalado dentro da Unidade do Senai, Zona 05)

Valor: R$ 100,00 taxa única de matrícula para os selecionados (pagamento por meio de boleto bancário)

Parceria: SENAI / Sebrae

Fonte: Smartcom Assessoria de Comunicação

Compartilhe: