Semana do Trânsito tem blitz educativa em Cianorte

blitz01

Cianorte está mobilizada desde a última segunda-feira (19) por um trânsito mais seguro. São diversas as ações organizadas pela prefeitura, Núcleo Regional de Educação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ciretran, que marcam a Semana Nacional do Trânsito. Entre as realizações, destacam-se as blitze educativas e palestras, que envolvem a participação de policiais, estudantes das redes municipal e estadual, bem como a população em geral.

A Semana Nacional de Trânsito acontece em todo o país, com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Dentro das atividades, as equipes da 5ª CIPM de Cianorte, juntamente com os demais órgãos envolvidos, realizará diversas blitz, tanto educativas como repressivas, em pontos estratégicos do município.

Segundo a polícia militar, as ações tem por objetivo conscientizar os condutores com relação à educação no trânsito e sobre noções de direção defensiva, para que todos possam ter um trânsito mais seguro, proporcionando a pedestres e veículos condições harmoniosas em seu deslocamento, com mais responsabilidade, paciência e tolerância, contribuindo assim para minimizar os traumas convenientes dos acidentes que vem ocorrendo de maneira gradual.

Desta forma, a Polícia Militar de Cianorte e a Secretaria Municipal de Educação uma firmaram parceria, onde a corporação militar conta com a participação dos alunos das escolas municipais de Cianorte nas blitz educativas, fazendo com que estes também sejam conscientizados, não apenas como pedestres ou passageiros, mas como futuros condutores, tornando assim cidadãos responsáveis, os quais farão a diferença no nosso trânsito.

Na terça-feira (20) foi realizada uma blitz educativa na avenida Goiás com distribuição de material informativo e conversas com os motoristas. Durante a ação foram abordados cerca de 150 condutores.

Já ontem (21), foi realizada na Telesala da 26ª Ciretran, a palestra do Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV 8) sobre o “Comportamento Humano no Trânsito” que reuniu os alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar. Além disso, os estudantes dos 3º anos dos colégios estaduais estão recebendo palestras ministradas pelo comandante da Polícia Rodoviária, Sargento Gerberson. “Estamos bastante satisfeitos. Até o momento, todas as atividades estão tendo uma ótima aceitação”, afirma o comandante.

As atividades de hoje (22) contam com palestra educativa para os alunos dos 3º anos da Escola Estadual Primo Mafrinato, às 8h20; seguida por blitz educativa. Além de atividades na Telessala da Ciretran, onde serão trabalhados os temas “Comportamento defensivo”, às 9h, “Trânsito em sala de aula”, às 14h e “Mobilidade e Segurança Pública”, às 15h30.

Já para amanhã (23), dia do encerramento da Semana do Trânsito em Cianorte, estão marcados, uma palestra no Colégio Estadual Dom Bosco às 8h20 e uma discussão sobre “O enfrentamento do luto e suas etapas” na Ciretran, às 9h. Outra atividade agendada é uma simulação de acidente que será realizada em frente à Igreja Matriz; às 9h30. Além disso, às 10h30, terá contação de histórias para crianças na Ciretran.

Texto: Juliano Secolo / Foto: 5a CIPM

Compartilhe: